Logo do HTML Dog

Estação do metrô de Furnas de Samambaia recebe ação do Novembro Azul




Cerca de 250 pessoas passaram por atendimento de saúde na Estação do Metrô de Furnas, em Samambaia, na manhã desta sexta-feira (29). Foram realizados verificação de pressão arterial e testes de glicemia em 240 pacientes e outras 77 pessoas fizeram testes rápidos para detecção de HIV, hepatites e sífilis.
Também houve encaminhamentos para o exame de PSA, antígeno específico que detecta alterações na próstata, usado para rastrear este tipo de câncer. E ainda foram distribuídos mais de 5 mil preservativos. O objetivo da ação foi aproximar os atendimentos de saúde do público masculino que não é alcançado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a gerente de Acesso à Qualidade da Atenção Primária da Região de Saúde Sudoeste, Lídia Oliveira Silva, “os homens são o público que temos mais dificuldade de atingir, de acolher, de trazer para dentro das UBS, por uma questão cultural, do trabalho. Então, trazer o atendimento para um espaço onde eles transitam relembra a eles a importância de cuidar da própria saúde”. A gerente acrescenta que, embora a ação fosse voltada aos homens, o atendimento foi aberto a toda a população.


Público-alvoComo parte das atividades do Novembro Azul, a ação visava alcançar pacientes como Marcos Roberto Fortunato, que soube da presença dos agentes de saúde na estação do metrô e aproveitou a oportunidade. “Facilitou porque eu peguei o encaminhamento para o PSA e eu já vou fazer os outros exames que, normalmente, não faço quando vou à UBS”, revelou.
Além dos encaminhamentos e da conscientização em relação ao câncer de próstata, a equipe aproveitou para disponibilizar os testes rápidos que identificam as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Foi o que chamou a atenção de J.G.N.L. (18 anos), que passava pelo local em direção ao trabalho. “Parei por causa da dúvida. Quando a pessoa tem dúvida é melhor fazer o exame. É rápido”, revelou o jovem, que ainda assumiu: “Acho que eu não iria procurar a unidade.”
Essa é uma preocupação para as equipes de saúde da região, que vem apresentando aumento nos casos de doenças sexualmente transmissíveis, em especial a sífilis. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a população que mais registra casos novos de sífilis são homens com idade entre 20 a 39 anos.
Na série histórica contemplando o público geral, em 2011 foram registrados 529 novos casos, enquanto que em 2016 foram notificados 1.288 novos casos de sífilis no Distrito Federal.
ParceriaEnquanto a saúde organizou os servidores e insumos para a realização dos atendimentos, a Administração Regional de Samambaia deu apoio com estrutura e logística. Para o administrador, Gustavo Aires, “esta foi uma necessidade que identificamos, de fazer a conscientização e a gente sente que a administração tem de contribuir com a saúde. Nós estamos aqui para somar em favor do atendimento à população”, destacou.


A ação foi fruto de uma parceria entre a Região de Saúde Sudoeste, a Administração Regional de Samambaia e instituições privadas de educação superior e técnica.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário