Logo do HTML Dog

DFTrans bloqueia 25 mil cartões Vale Transporte


O governo do Distrito Federal começou nesta quarta-feira (6) uma operação que irá bloquear 27,7 mil cartões do sistema de bilhetagem da capital. De acordo com o DFTrans, foram identificados indícios de fraudes por usuários do vale-transporte e cartão do idoso.
A decisão foi tomada após uma auditoria interna identificar usuários que fizeram mais de 60 embarques num só dia. A suposta irregularidade foi apontada no mês passado e, segundo o órgão, o prejuízo mensal supera R$ 8,5 milhões.


O DFTrans afirmou que os usuários identificados serão notificados por e-mail e poderão recorrer da decisão. No entanto, se não houver recurso, o registro será encaminhado à Policia para apuração de possíveis crimes contra a administração pública.

Fraudes
O bloqueio dos cartões por fraude ocorre quase um ano depois da Polícia Civil desencadear as operações Trickster e Checklist. Na época, 45 pessoas foram presas acusadas de desviarem mais de R$ 1 bilhão do sistema de bilhetagem. Um dos suspeitos de envolvimento no esquema era o então diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz.

Para tentar coibir as fraudes, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o Banco Real de Brasília (BRB) deverá assumir a administração do sistema na capital. Para Ibaneis, a gestão da bilhetagem pelo BRB vai aumentar a fiscalização do uso dos cartões e diminuir a incidência de fraudes.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário