Logo do HTML Dog

Em Samambaia: Saiba quais doenças que afetam as glândulas


O que é endocrinologia?

É a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.
Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.
Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.

Quais as doenças tratadas pelo médico endocrinologista?

Todas as doenças relacionadas ao metabolismo e ao funcionamento das glândulas, ou seja, aos problemas hormonais: problemas de crescimento, diabetes, obesidade, osteoporose, dificuldades para engravidar, doenças relacionadas à menstruação, como Síndrome do Ovário Policístico, falta de menstruação (amenorreia), hirsutismo (crescimento em mulheres de pelos em áreas onde comumente apenas os homens tem pelos), tireoide, andropausa, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, dentre outras.

Quais os sintomas das doenças mais comuns em endocrinologia? 

Obesidade – o acúmulo de gordura no organismo pode levar a várias doenças, desde diabetes até problemas de locomoção e pressão alta, por exemplo. Havendo um problema de metabolismo relacionado ao ganho de peso, o endocrinologista poderá indicar o tratamento adequado para que o corpo absorva seus nutrientes da maneira correta, além de prescrever moderadores de apetite, quando for o caso. 
Tireoide – a glândula, localizada no pescoço, é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo. Ter uma tireoide funcionando de maneira “preguiçosa” ou muito “acelerada” provoca uma série de alterações e sintomas, como ganho ou perda de peso, cansaço persistente, queda de cabelos, alterações na menstruação, insônia ou sono excessivo, cãibra, inchaço no pescoço, dentre outros. 
Crescimento – crianças com crescimento abaixo do esperado para sua idade ou ainda de maneira rápida e desordenada podem ter como causa alterações hormonais.
Diabetes – a grosso modo, diabetes é o excesso de açúcar no sangue. A glândula responsável pela produção de insulina, o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas, não produz ou produz de maneira insuficiente a insulina.
A diabetes pode ser tanto uma doença silenciosa – ou seja, quem a tem não apresenta sintomas que permitam que seja identificada -, quanto provocar sintomas como sede excessiva, vontade frequente de urinar, cansaço, perda ou ganho de peso muito repentinas, alterações na visão e tonturas.
Por isso, tendo casos de diabetes na família ou apresentar algum destes sintomas podem sinalizar a necessidade de consultar um endocrinologista para ter o tratamento adequado. 
Osteoporose – a osteoporose é caracterizada pela fragilidade dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade. Apresenta-se na velhice, mas pode ter fatores que antecipem ou favorecem seu aparecimento, como consumo excessivo de álcool e falta de atividade física
Pode ser causada ainda por problemas hormonais ou deficiência de vitamina D que impedem a fixação do cálcio consumido na alimentação, fazendo com que o corpo utilize o cálcio presente nos ossos e cause seu enfraquecimento. 
Acne e excesso de pelos em mulheres – presença de pelos em lugares incomuns, como rosto, peito, abdômen, crescimento dos músculos, acne em excesso podem indicar presença excessiva de hormônios masculinos. O acompanhamento com um endocrinologista poderá equilibrar a presença destes hormônios no corpo feminino.

Quando devo procurar um endocrinologista?

Sempre que houver algum problema relacionado ao metabolismo do seu corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.
Pessoas que desejam perder peso têm no endocrinologista um aliado importante, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal.
Enquanto o nutricionista irá garantir que o paciente siga uma dieta que forneça os nutrientes adequados para o seu estado clínico, idade, sexo, dentre outras condições, o endocrinologista pode diagnosticar e prescrever um tratamento que o leve a ter um metabolismo equilibrado.
O endocrinologista pode, inclusive, prescrever medicamentos como reguladores de apetite e fazer o acompanhamento e a orientação para o uso correto deste tipo de medicamento.
Crianças com crescimento deficiente ou excessivo e adultos com alterações repentinas no crescimento de pelos, por exemplo, também podem procurar o endocrinologista para investigação das causas de seus sintomas.

Qual a importância do diagnóstico médico em endocrinologia?

Como os hormônios têm papel importantíssimo no funcionamento do organismo, um diagnóstico correto com um endocrinologista é de fundamental importância.
Qualquer tipo de alteração hormonal pode causar mudanças significativas na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de uma pessoa.
Além disso, a automedicação em casos de problemas hormonais pode ter consequências sérias e de difícil tratamento.
Somente o médico endocrinologista está habilitado para prescrever o tratamento correto, que devolverá o equilíbrio ao organismo do paciente, levando-o a ter uma vida mais saudável.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário