Por falta de combustível, viaturas da PMDF rodam apenas 40km por dia.


As viaturas da Polícia Militar estão limitadas a rodar apenas 40km por dia. Entre os veículos, estão os 145 corollas recém-adquiridos pela corporação por cerca de R$ 100,3 mil, cada. Com isso, é comum ver os veículos estacionados em locais que a PM considera pontos estratégicos.

A Polícia Militar reconhece o problema. Por meio de nota encaminhada ao Metrópoles, a corporação explicou que o contrato de abastecimento foi feito com a cotação do combustível de 2017. Como os preços atuais de mercado estão bem acima, o documento será refeito. “Este é o motivo da limitação na quilometragem a ser rodada em algumas viaturas”, explicou a instituição. A PMDF, no entanto, ressalta que o atendimento das ocorrências não está sendo afetado.
Limitação
Em agosto do ano passado, o Metrópolesjá havia mostrado o problema. De acordo com uma ordem de serviço expedida pelo Comando de Policiamento Regional Metropolitano, as novas viaturas não poderiam atender ocorrências acionadas pela central telefônica, exceto em situações “extremamente graves”, que deveriam ser justificadas. Os policiais militares só atuariam caso se deparassem com alguma emergência ou quando demandados diretamente pela comunidade.
Segundo o documento, as viaturas ficariam com as portas fechadas, com pelo menos um policial militar fora do carro. “A VTR deverá ser posicionada conforme previsto no plano de operações no ponto exato da previsão”, estabeleceu a ordem de serviço.
Ceilândia
Em Ceilândia, o problema é maior. De acordo informações de policiais militares, poucas viaturas estão com combustível para fazer o policiamento ostensivo na cidade. Durante a noite, segundo contou um policial ouvido pela reportagem, são disponibilizados apenas três veículos para toda a região.
Com base na última Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios (PDAD), em 2015, a região administrativa conta com 489.351 habitantes. A área ocupada é de 230,3km². Com relação à denúncia, a PM respondeu que “as viaturas estão rodando normalmente, algumas conforme determinação do comando em pontos de demostração, em locais estrategicamente escolhidos”.
Share on Google Plus

About Criativo Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário