Logo do HTML Dog

MEC e Inep liberam resultados do Enem 2017


Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 já podem acessar boletins de desempenho individual por meio da página do participante — é preciso informar CPF e senha. A expectativa do ministro da Educação, Mendonça Filho, é de que os inscritos não enfrentem problemas para conferir o resultado, já que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edcucacionais Anísio Teixeira (Inep) investiram na melhoria da base de dados da prova.

CCI"Eu recomendo calma, cautela e controle da ansiedade. Mas é preciso ter clareza de que o exame é seguro, as notas estarão disponíveis e cada um terá a oportunidade de acessar a informação da sua nota respectiva", afirmou. O Inep e o MEC anteciparam em um dia a liberação das notas do Enem, antes prevista para 19 de janeiro. Se você tiver esquecido sua senha, a página do participante tem orientações completas de como recuperá-la.


O acesso aos boletins de desempenho foi liberado após o término de coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (18), na sede do Ministério da Educação. O encontro serviu para comentar os resultados do exame, divulgar o calendário da edição de 2018 da prova e anunciar mudanças nas datas de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) — agora, o prazo para se candidatar a vagas em universidades públicas começa na próxima terça-feira (23) e segue até 26 de janeiro. Participaram da coletiva, além do ministro da Educação, Mendonça Filho; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; e a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães Castro.

O Enem de 2017 teve 6.731.341 participantes, dos quais 29,71% pagantes. A taxa de abstenção média nos dois dias de prova foi de 29,96%. Os percentuais de ausência são ainda maiores entre os isentos (que chegaram a 42,5% entre beneficiados por motivos financeiros e a 20,8% entre os que concluíram o ensino médio na rede pública). No total, 1.691.701 inscritos que não pagaram para fazer o Enem 2017 não compareceram — esse grupo precisará justificar a ausência para ter acesso à gratuidade em 2018.

Notas

A proficiência média dos inscritos no exame como um todo foi de 510,2 pontos — valor abaixo do atingido em 2016, que tinha sido de 520,5. Na redação, 309.157 pessoas tiraram nota zero e 53 candidatos conseguiram nota mil — 24 a menos que em 2016. A nota média dos participantes no texto foi de 558.

Entre os motivos para zerar a redação estão fuga ao tema (5,01%), cópia do texto motivador (0,09%), texto insuficiente (0,33%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), parte desconectada (0,17%) e redações em branco (0,8%). O MEC acatou a decisão judicial que exclui dos motivos de eliminação o desrespeito aos direitos humanos. Escrever texto ofensivo, porém, continua custando pontos, como destacou Maria Inês Fini.

"A orientação do ministro Mendonça Filho aos candidatos, no sentido de dizer que, apesar de não eliminar, isso acarreta perda de pontuação, foi importante para não incitar uma movimentação contra os direitos humanos", observou. "Não houve nenhum drama ou número que chamasse atenção. No total, 205 redações desrespeitaram os direitos humanos, o que, no universo do Enem, não é expressivo."

Confira as notas médias, além das mais baixas e das mais altas atingidas em cada parte da prova.

Prova
Proficiência média
Proficiência mínima
Proficiência máxima
Provas entregues em branco
Linguagens e códigos
510,2
299,6
788,8
3.803
Matemática
518,5
310,4
993,9
959
Ciências da natureza
510,6
298
885,6
676
Ciências humanas
519,3
307,7
868,3
8.364
Redação
558
0 (foram 309.157 participantes com essa nota, o que equivale a 6,5% do total)
1.000 (foram 53 participantes com essa nota)
0,80%

Logística

Mendonça Filho comemorou o sucesso na aplicação da prova, em 5 e 12 de novembro de 2017, e parabenizou os envolvidos. "Na aplicação do Enem 2017, que eu classifiquei como o Enem mais tranquilo e seguro da história, não tivemos grandes intercorrências que poderiam ter colocado em risco o exame", comemorou. 

"As tentativas de fraude que foram frustradas estão ainda em processos civis de averiguação. Não podem ser divulgadas porque ainda estão no âmbito de processo criminal. Tão logo tenhamos o dado da Polícia Federal, divulgaremos", acrescentou Maria Inês Fini. "Foram poucas ocorrências, em número muito menor do que em anos anteriores. Toda a orientação dos órgãos de segurança com relação aos locais de prova e às medidas de segurança tomadas anteriormente diminuíram muito as tentativas de fraude", avaliou a presidente do Inep.

Mendonça Filho destacou também uma mudança importante que pode ter vindo para ficar: "A aplicação do exame em dois domingos, a partir da demanda dos próprios estudantes, se mostrou muito positiva". Por isso, o formato de prova dividido continuará valendo em 2018 — quando o teste será aplicado em 4 e 11 de novembro.

Novo calendário do Sisu

Com a nota do exame, é possível se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porta de entrada para várias universidades públicas. Durante a coletiva de imprensa, foram anunciadas mudanças nas datas de inscrição do programa. O prazo para acessar o site e se candidatar, que seria de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, agora será entre a próxima terça-feira (23) e 26 de janeiro. "Como antecipamos a liberação da nota do Enem, estamos antecipando a abertura do Sisu. Já a programação do calendário das universidades não cabe ao MEC alterar", destacou Mendonça Filho.

Enem 2018

Durante a coletiva de imprensa, foi divulgado o calendário do exame de 2018, ano em que o Enem completa 20 anos. Maria Inês Fini ressaltou também a questão da ausência de pessoas que não pagaram para fazer o exame este ano. "Mais de um milhão e meio de participantes solicitaram a isenção do pagamento e não participaram. Agora eles terão um prazo para justificar a falta", disse. "Quem não compareceu à prova e não apresentar uma justificativa real para isso terá de arcar com o custo da aplicação do exame em 2018. A pessoa perde o direito à gratuidade por não comparecer e não ter justificativa plausível", esclareceu o ministro da Educação.

Confira o calendário do exame este ano:
  • Divulgação do edital: 20 de março
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência (no caso dos que pediram isenção em 2017 e faltaram a prova): de 2 a 11 de abril
  • Período de inscrição: de 7 a 18 de maio
  • Aplicação do Enem 2018: em dois domingos, 4 e 11 de novembro

Treineiros

Os resultados de treineiros no Enem 2017 só serão liberados daqui 60 dias, em 19 de março, quando também serão disponibilizados os espelhos de desempenho das redações.

Saiba mais


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário