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Motoristas do Uber cancelam viagens para Samambaia e usuários do aplicativo ficam no prejuízo


RELATO:
No último sábado (13/01) eu acessei o Uber por volta das 22h, e como era região da Expansão de Samambaia, na quadra 431 da cidade, o sistema estava sobrecarregado e a tarifa mais alta. Até aí ok, aceitei a tarifa e com muito custo, consegui solicitar o carro. O aplicativo informa que o carro chegaria em 4 minutos. Eu esperei cerca de 10 minutos e liguei para o motorista, pra saber o que estava acontecendo. Este me informou que estava saindo da quadra 402 de Samambaia mas que logo chegaria. Esperei mais alguns minutos, sei que contanto a espera antes do telefonema, o total foi mais de 20. Pra então receber uma mensagem de que o motorista havia cancelado a viagem. Tudo bem, peguei o ônibus, afinal estava cansada de brigar com o aplicativo lento para depois ainda ter que pagar tarifa-base triplicada. Sendo que mais tarde me deparei com um e-mail me cobrando a taxa de cancelamento. R$7 seria um preço baixo, sim, se eu realmente tivesse sido a pessoa que cancelou a viagem após o motorista me esperar por 20 minutos em área de risco. Mas o caso foi exatamente o contrário. O meu pedido aqui é que a empresa reanalise o sistema e reorganize as coisas, para que o usuário não tenha que pagar por algo que não utilizou, por conta de motorista que não cumpre seu dever.


O Uber também passou a esconder a tarifa dinâmica no app (é possível visualizá-la de outras formas); e, em algumas cidades, vem cobrando o “quanto você estiver disposto a pagar” em uma corrida. Em meio às polêmicas, a empresa vem tentando sair do prejuízo — seja reduzindo custos, ou aumentando os preços.
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