Educadores participam de oficina para reduzir atraso escolar

Professores e gestores da rede pública do Distrito Federal participaram nesta última segunda-feira (12/06) de uma oficina de capacitação para estimular jovens de 15 a 17 anos que estão em processo de defasagem no ensino fundamental. O objetivo da ação é despertar o interesse dos alunos para os estudos, assim eles poderão ter chances de aprovação no ensino médio.
A Secretaria de Educação do DF, firmou uma parceria com o Fundos das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para desenvolver essa iniciativa. Além desse encontro, que foi no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, estão programados mais três encontros para este ano, mas a data ainda não foi definida.
No encontro foi passado para os professores novas propostas metodológicas para recuperar o aprendizado do aluno e também estratégias de estudo que chamem a atenção do estudante.
O chefe da área de Educação da Unicef, Ítalo Dutra conta da importância do encontro. “A nossa tentativa é, a partir dessas oficinas, elaborar propostas de trabalhos com os alunos nessa faixa etária que estão retidos no ensino fundamental”, explica.
De acordo com Júlio Gregório Filho, secretário de Educação, essas oficinas são importantes para avaliar aspectos dentro da sala de aula e de como o professor lida com essa situação. Ele enfatiza também que é preciso ter atenção com o aluno que está atrasado, pois eles estão mais vulneráveis a deixar os estudos.
A Unicef também convidou um grupo de professoras do Rio Grande do Sul, que são responsáveis pelo projeto Trajetórias Criativas, para passar atividades para os educadores. Esse programa tem obtido sucesso com aprovações de cerca de 40% dos alunos.

Eduarda Fernandes



About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário