Bandidos aproveitam temporada de férias para invadir casas em Samambaia




Furto é a modalidade de crime em que os bens da vítima lhe são subtraídos na sua ausência ou sem que ela perceba. No fim de ano os furtos a residência aumentam em Samambaia, porque as pessoas não estão em casa por motivo de viagem. Especialistas ouvidos pelo Samambaia em Pauta dizem que antes de sair para aproveitar as férias os moradores devem prover a casa de aparatos de segurança, como grades, trancas reforçadas, cercas, alarme e câmeras, que são formas de tornar a ação dos criminosos mais difícil.

“Se existe alguma racionalidade no crime, o bandido que tem duas casas como opção para seu ataque, vai preferir aquela que tem menos segurança, que está mais vulnerável”,

Os bandidos são criativos, há um truque muito usado em que o criminoso joga no quintal uma garrafa pet ou outro objeto e um ou dois dias depois ele retorna a passar diante da casa, se o objeto ainda estiver lá significa que a casa está vazia. Uma outra técnica usada pelos bandidos é fazer um pedido de pizza com endereço de entrega da casa que eles pretendem atacar, aí o motoboy chega para fazer a entrega, toca a campainha diversas vezes, espera e se ninguém atender é outra confirmação de que não há ninguém.

No início do mês uma residência na quadra 202 de Samambaia, foi invadida por um homem que tentou furtar objetos da casa. Ele teve acesso ao quintal pulando um muro depois arrombou uma das portas para entrar no imóvel. Ele já se preparava para fugir com diversos objetos quando ao pular o muro para fora foi surpreendido por policiais militares. Ele acabou detido, no quintal da casa objetos de valor, como televisores estavam separados para serem levados.

A casa vazia é uma janela de oportunidade para a prática de furtos. Para evitar uma surpresa desagradável ou mesmo antecipar emergencialmente a volta para casa o morador deve investir na segurança. “A gente chama de ofendículos, hoje tem todo um mercado para isso, são soluções tecnológicas de monitoramento eletrônico, alarmes, sistemas de iluminação automatizados, consertinas (tipo de arame farpado), lanças, grades, enfim todo esse aparato e isso vale tando para quem mora em residências como em condomínios também. Isso não deve ser considerado um gasto e sim um investimento. Se o bandido tem duas vai adentrar naquela mais acessível, com menos obstáculos”, orienta.


About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário