Logo do HTML Dog

Semana da Arte Moderna no CED 619 de Samambaia



Artigo: Élton Skartazini - artista plástico e jornalista

 Na quadra 619 de Samambaia/DF tem um Centro Educacional. No ‘CED 619’ tem a professora Lilian Keller que promove ali, anualmente, a ‘Semana da Arte Moderna’. Em 2022 ela me convidou para expor alguns quadros e conversar, com estudantes do ensino médio, sobre o impacto da Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, na arte contemporânea brasileira. E para falar sobre minha arte e projetos artísticos.


O CED 619 tem aproximadamente 1500 estudantes. A professora Lilian leciona língua portuguesa e literatura, mas ama todas as artes e investe na criatividade. Na exposição da Semana da Arte Moderna no CED 619 teve trabalhos de estudantes e de artistas convidados: eu, o Walter Sucata e a Ana Maria Osmala. Teve trabalhos da Beatriz Morais, feitos na oficina de artes Do Lixo ao Luxo, no Colégio CCI, em Samambaia/DF.


A Semana de Arte Moderna de 1922 fortaleceu, no Brasil, os ideais do iluminismo europeu e da revolução francesa, de 1789, na passagem da ‘Idade Média’ a ‘Idade Moderna’, na qual vivemos e fazemos a ‘arte contemporânea’. Entre outras coisas. Com aproximadamente 260 mil habitantes, a população de Samambaia é ‘multiétnica’ e ‘multicultural’, resultante da miscigenada sociedade brasileira. A arte é diversa!


Aqui há quadrilhas juninas, mais folclóricas do que modernas. Tem arte pós-moderna: grafite, rap, break... Tem arte sacra, sertaneja, popular, roqueira, matuta, regueira... Sou pioneiro em Samambaia/DF. Fiz aqui o quadro ‘Samambaia 1989’, certidão de nascimento da cidade. Criei o projeto ‘Monumentos para Samambaia - galeria de arte a céu aberto’, e o projeto ‘Do Lixo ao Luxo - transformação pela arte’. Inauguramos, em 2018, o Complexo Cultural Samambaia, para fazer e irradiar arte e cultura. Enfim!


Mais informações: (61) 9 8462.3240 (Lilian Keller) e 9 9908.4963 (Skartazini)

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário