Logo do HTML Dog

Projeto Boca no Trombone toma conta do Complexo Cultural de Samambaia




 O Boca no Trombone é um espetáculo cênico-musical inédito, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, no complexo Cultural de Samambaia. O projeto é fruto da trajetória artística da trombonista e arte-educadora LGBTQIA+ Lôsha Buah. Junto a ela, a diretora, produtora e atriz Alana Ferrigno compõe a apresentação em dueto, com duas sessões nos três dias, às 14h30 e às 16h30.

O nome do espetáculo foi inspirado na expressão “botar a boca no trombone”, que remete ao ato de gritar, denunciar e se expressar, sem falar na feliz coincidência de que Buah é trombonista. A partir desta ideia, a artista alcança o intuito principal do projeto: utiliza o trombone como meio de expressão para clamar pela diversidade de gênero no mundo da música, bem como denunciar os casos de opressão sofridos por mulheres, utilizando a própria vivência como parâmetro.


A iniciativa nasceu do desejo de provocar reflexão urgente sobre essa opressão, orientando-se por um caminho de respeito e igualdade. “O projeto tem o intuito de inspirar a comunidade na busca por uma sociedade mais justa para que mais meninas e mulheres saibam que não estão sozinhas”, pontua Lôsha Buah, que já sofreu vários casos de assédio moral por pessoas que consideram o trombone um instrumento masculino. Ao lado da instrumentista, Alana Ferrigno fará performances que serão releituras de grandes mulheres da música, que hoje se tornaram tema do Pas/UnB.

A proposta do Boca no Trombone é retratar, por meio das duas musicistas tão diferentes, porém com histórias comuns de preconceito, o universo de inúmeras mulheres. “Acredito que temos a missão como artistas de promover por meio da nossa arte a evolução deste cenário ainda de medo, de invisibilidade das mulheres”, comenta Ferrigno. No repertório, estarão canções como Meu cupido é gari (Marília Mendonça); Dona de mim (Iza); Maria de Vila Matilde (Elza Soares); Zero (Liniker) e Mulamba (Mulamba).


Apesar de aberta ao público, a apresentação visa levar escolas de Ensino Médio e EJA de Samambaia para o Complexo Cultural de Samambaia. o projeto foi possível devido ao patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

SERVIÇO

Projeto Boca no Trombone


O espetáculo ocorre no Complexo Cultural de Samambaia (Complexo Cultural de Samambaia - Samambaia Sul, Brasília - DF, 72305-500), nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, com duas sessões por dia (14h30 e 16h30). As apresentações serão direcionadas para escolas de Samambaia. Não recomendado para menores de 12 anos.


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário