Logo do HTML Dog

‘Si Bobiá a Gente Pimba’ completa 29 anos em Samambaia




 Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

Samambaia é terra de quadrilhas... Juninas!!! Aqui existem três desses grupos folclóricos que figuram entre os mais destacados do gênero, no Brasil: ‘Êta Lasquera’, ‘Pau Melado’ e ‘Si Bobiá a Gente Pimba’. Criada em abril de 1992, logo depois da criação de Samambaia, em 2021 a ‘Si Bobiá a Gente Pimba’ comemora 29 anos de existência, sempre reavivando a arte e a cultura popular originária do meio rural.


Quem conhece nossa história e gosta de arte folclórica, bem sabe que o que somos resulta do que fomos. 'Si Bobiá a Gente Pimba' se pauta sempre no regionalismo brasileiro, tropeirismo, sabedoria popular, contos e romances sertanejos, etc., relendo hoje cenas cotidianas de ‘priscas eras’, com casamentos românticos e conflituosos, padres beatos, delegados autoritários, juízes trapalhões, fotógrafos malucos, etc. 


A ‘Pimba’ trouxe opção de lazer à comunidade, quando Samambaia ainda não tinha equipamentos públicos, nem luz, nem água encanada... A diversão era se reunir para conversar, brincar, cantar, dançar... O grupo foi formado por gente de famílias vindas da Ceilândia, onde ocorrem as maiores festas juninas do Distrito Federal, enfeitadas com bandeirolas de jornal, papeis coloridos e outros materiais reaproveitados.


“No início foi difícil nos criar, devido à desconfiança dos pais em deixarem seus filhos participar. Mas com trabalho sério e focado superamos barreiras e conquistamos o espaço local, regional e nacional, ganhando prêmios em grandes concursos do Distrito Federal e do Brasil. Pelo Projeto Brasil Junino/IBI, em 2017 nos apresentamos na Europa: em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra”, conta o ‘puxador’ Claudeci Martins.  


Como outras quadrilhas juninas, 'Si Bobiá a Gente Pimba' é mantida principalmente por seus integrantes, movidos pela 'paixão à arte de dançar quadrilha'. Atualmente o grupo está a se reinventar, mostrando sua arte em ‘selfies’ e ‘lives’ na rede mundial de computadores. Além de ações sociais pela saúde e contra a fome, desenvolve o projeto ‘São João da Minha Janela’, que mantem viva essa arte em meio à pandemia.


Veja mais: https://www.instagram.com/pimbaoficial/?hl=pt-br 

Contatos: (61) 9 8295.9897 (Lucas), 9 8363.9033 (Claudeci)

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário