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Escola de Samambaia promove grande encontro online



Com o desafio de conquistar a adesão de mais estudantes às aulas on-line, professores, supervisores e gestores do CEM 414 se aventuram nas redes, unindo o conteúdo das disciplinas às técnicas do audiovisual.

 

Um dos maiores desafios da educação brasileira nos últimos meses tem sido manter a sua continuidade, uma vez que o Brasil está em meio à maior pandemia do século.

 

De um lado, desafios do ensino remoto para os estudantes. Para eles, tem sido difícil manter a assiduidade nas aulas, principalmente quando se trata de escolas da rede pública, pois é sabido que nem todos têm acesso contínuo e de qualidade à internet. No último ano, gradativamente, a presença deles nas atividades on-line diminuíram em decorrência das dificuldades desse acesso. Muitos dividem computadores e celulares em suas casas. Na maioria das vezes, o acesso é por internet pré-paga. Falta privacidade, falta espaço adequado, falta recurso financeiro e, sobretudo, falta assistência tecnológica.


De outro lado, os desafios do ensino remoto para professores. Foram muitas as formações, diretrizes e portarias dirigidas à categoria sobre as regras desse novo formato educacional. De uma hora para outra, os profissionais perceberam que seus computadores, tablets e celulares já não comportavam a demanda de gravação, edição e armazenamento de vídeos e arquivos escaneados. O que se tinha em casa passou a ser defasado. As tecnologias e os formatos de JPEG, VGA, MP4, MP3, PDF viraram rotina no vocabulário de educadoras e educadores brasileiros. O que antes era artigo exclusivo para blogueiros, artistas e influenciadores digitais, teve uma busca consideravelmente alta por docentes que estavam tentando se adaptar aos anéis de luz de led, às lousas interativas, aos paineis de Chroma Key, aos tripés, microfones de lapela e lentes especiais para telefones novos (pois os antigos não davam mais conta do recado. O investimento disso? Todo do próprio professor. O salário se converteu em investimento não programado de alto risco.


Se por um lado a estafa se faz presente, por outro lado a vontade de fazer melhor segue servindo de combustível. Pensando nisso, professores, supervisores e gestores do turno da noite do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia Norte/DF desenvolveram uma proposta de interação on-line com estudantes de séries múltiplas. O projeto ganhou o nome de AULÃO.

 

O AULÃO é, na verdade, um conjunto de aulas on-line em que professores de diferentes disciplinas se encontrarão em uma sala remota com estudantes de séries distintas. No caso do CEM 414, as séries do Ensino Médio. Diferentes temas serão desenvolvidos para esses encontros mistos, que possuem um caráter menos formal - justamente para que a relação entre professores e estudantes seja mais leve, mais casual.


O primeiro encontro é sobre a PROFISSIONALIZAÇÃO após a escola. Neles, os professores darão dicas sobre o funcionamento do PAS, do ENEM e dos programas existentes para a entrada numa faculdade, seja numa instituição federal ou particular. Além disso, será discutido como funciona a Formação Técnica oferecida por entidades públicas e privadas, ações ligadas ao sistema S e outras possibilidades de formação continuada.


A iniciativa utiliza as ferramentas da internet para promover o AULÃO nas redes, buscando uma linguagem mais próxima dos educandos, estimulando a entrada deles nas plataformas e diminuindo o risco de evasão escolar. O desafio é grande, mas a equipe está disposta a experimentar. Quem tem mais facilidade com gravação ajuda quem não tem. Quem facilidade com criação gráfica monta os cards e teasers de internet e por aí vai!



Confira a chamada do evento no canal da escola: https://youtu.be/S0HZFoEFaHk 

O CEM 414 tem como diretor Marcio André e vice-diretor Jairon Pinheiro. A supervisão Pedagógia do turno Noturno é de Sandra do Couto

O primeiro AULÃO está programado para o dia 13 de maio, às 19h30.


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