Logo do HTML Dog

Governo vistoria comércios em Samambaia




 

Mais de cem mil estabelecimentos comerciais foram vistoriados desde o início, no dia 8 deste mês, da força-tarefa criada para fiscalizar a suspensão de atividades comerciais – exceto aquelas consideradas essenciais – e a circulação de pessoas entre 22h e 5h. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e reúne as forças de segurança – polícias Militar e Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros –, além da Vigilância Sanitária, Brasília Ambiental, Procon e as das secretarias DF Legal, de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec).

Os locais de autuação são definidos diariamente a partir de estratégias que levam em consideração a situação diária e locais com maior aglomeração, sob a coordenação da DF Legal. Com a PMDF, a secretaria realizou 103.752 vistorias a comércios em todas as regiões administrativas em nove dias. Do total, 3.620 foram abordados, 94 multados e 213 interditados. Nesse período, 1.662 ambulantes foram retirados de vias públicas. Foram 5.059 vistorias a quiosques, tendo sido 225 abordagens. Cinco pessoas foram multadas por falta de máscara e cinco por descumprimento do toque de recolher.

“As frentes de trabalho têm se reunido diariamente, num esforço concentrado para a fiscalização de todas as medidas, inclusive dos decretos anteriores, como a utilização de máscaras. Além das 16 frentes de trabalho compostas pela PMDF e DF Legal, todos os integrantes têm desenvolvido atividades com planejamentos próprios, em suas áreas de atuação, para monitorar se as medidas estão sendo cumpridas”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Somente nessa terça-feira (16), a força-tarefa fez 18.131 vistorias a comércios. Do total, 691 foram abordados, dez multas foram aplicadas e 12 interdições foram feitas por descumprimento dos decretos de combate à covid-19. No mesmo dia, 595 quiosques foram vistoriados e 37 abordados. E 20 ambulantes foram retirados das vias públicas.

“Todo esse esforço servirá para salvar vidas e ajudar a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde. Em contrapartida, estamos colocando em risco nossos servidores e famílias. Por isso, precisamos da colaboração da população. Fiquem em casa. Esse momento é muito difícil, mas vai passar o quanto antes com a ajuda de todos”, ressalta o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

Demais ações

O Corpo de Bombeiros fez 16 operações de fiscalização e combate à covid-19, nessa terça-feira, em cumprimento ao Decreto nº 41.874. Dezenove viaturas e 90 militares participaram das ações, que ocorreram em Ceilândia Centro, São Sebastião, Asa Sul, Asa Norte, Samambaia, Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Taguatinga, Santa Maria, região central de Brasília, Candangolândia, Riacho Fundo, Brazlândia e Recanto das Emas. Não foi necessário realizar nenhuma intervenção, ou seja, nenhum descumprimento às medidas foi constatado.

Por meio das 31 delegacias de área localizadas nas regiões administrativas, agentes da Polícia Civil abordaram 429 pessoas e 85 veículos. A PMDF abordou 281 veículos nos pontos de bloqueio montados no Eixão Sul e Norte, Praça dos Três Poderes, Estrutural, Samambaia, Planaltina e Lago Sul. Também não foi registrado pelos militares nenhum desrespeito ao decreto.

Agentes do Detran-DF abordaram 153 condutores que estavam circulando após as 22h. Foram realizados pontos de bloqueio e patrulhamento com abordagens nas regiões do Sobradinho e Sobradinho I, Santa Maria, Paranoá e Itapoã, Guará I, Ceilândia, Águas Claras e Taguatinga. Foram flagrados 11 condutores alcoolizados em plena terça-feira, dez somente no Guará, cinco inabilitados. E nove veículos em situação irregular foram removidos ao depósito.

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, os flagrantes de alcoolemia são sempre preocupantes, pois retratam que as pessoas estão não só descumprindo o Toque de Recolher, mas também desrespeitando o Código de Trânsito e colocando em risco a própria vida e a dos demais usuários da via.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública e da DF Legal

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário