Logo do HTML Dog

O que é o Pix e para que serve? Veja 10 perguntas e respostas

 


1) O que é o Pix e para que serve?

​O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. O Pix tem a mesma função do TED, DOC, cheque, boleto. O Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora. A transferência pelo Pix vai demorar no máximo dez segundos, informa o Banco Central.

2) Como o PIX vai funcionar?

A partir de 16 de novembro, os canais eletrônicos da sua instituição financeira terão o Pix como funcionalidade ativa. Basta entrar na funcionalidade, identificar o recebedor do pagamento e aprovar o pagamento com senha, biometria ou reconhecimento facial.

Haverá também a opção de pagar com QR Code.

3) ​Quem pode fazer um Pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta-corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do Pix.

4) O que é a chave Pix? Ela vai ser a mesma para a vida toda, igual CPF?

A chave é um 'apelido' utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

    CPF/CNPJ;
    E-mail;
    Número de telefone celular; ou
    Chave aleatória.

A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

O método facilitado de identificação no Pix é a chave Pix.

5) Preciso ter uma chave PIX para usar o serviço?

A chave não é obrigatória. Ela tão somente facilita fazer um Pix. A chave substitui, com um dado só, aquele monte de dados (agência, conta, CPF, nome, instituição). Para cadastrar a chave, acesse os canais oficiais da sua instituição em que tem conta (app ou internet banking).

6) Só vai ser possível fazer Pix usando um celular?

Não necessariamente. O Pix poderá ser disponibilizado pelas instituições participantes em diversos canais de acesso. O telefone celular, desde que seja um smartphone, é um desses canais. O Banco Central acredita que o smartphone será o canal de acesso mais utilizado.

Outros possíveis canais de acesso, que podem ser oferecidos a critério de cada instituição, são: internet banking e presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo.

7) Por que inventaram o PIX, foi para substituir o cartão de crédito, de débito?

O Pix é um meio de pagamento à disposição da população. Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências. Não há intenção do BC em extinguir outros meios de pagamento.

Ele foi criado para permitir transações que façam o dinheiro cair na conta do recebedor imediatamente (daí ser um pagamento instantâneo).


8) No que isso vai facilitar a minha vida, ou não?

O Pix vai permitir uma série de facilidades:

- Transferir a qualquer hora do dia ou da semana
- Permitir que o recebedor tenha o dinheiro imediatamente
- Permitir que as pessoas tenham serviços financeiros mais baratos
- Permitir que o pagador tenha o serviço prestado mais rápido (exemplo: ao pagar  a conta de luz com Pix, o pagamento cai na hora na distribuidora de energia, que pode religar a luz imediatamente, sem necessidade de esperar mais tempo pela confirmação do pagamento)

9) O Pix é seguro?

A segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e o combate à fraude e lavagem de dinheiro. Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança.

10) O PIX é bom para mim ou bom para o banco?

O Pix é gratuito para pessoas físicas, enquanto outros meios de pagamento têm custos (TED, cartão, por exemplo). Os bancos e as demais instituições financeiras e de pagamento que ofertarem o Pix serão estimulados a competir mais e inovar mais para atrair clientes.



Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário