Anvisa autoriza testes em humanos de vacina contra a Covid-19




Mais um ensaio clínico de vacina contra a Covid-19 poderá começar no Brasil. A Anvisa aprovou testes em mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo e Bahia para dois tipos de vacina que estão sendo desenvolvidos pelas empresas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos.

As vacinas, segundo a Anvisa, são baseadas em ácido ribonucleico, o chamado RNA, que codifica um antígeno específico do vírus. O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que vão induzir uma resposta imunológica.

Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de pesquisas clínicas em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.

Os ensaios clínicos são os estudos de um novo medicamento, realizados em seres humanos e servem para verificar a eficácia do remédio e ainda para validar novas indicações terapêuticas.

Este é o terceiro estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa no Brasil. No dia 2 de junho, a agência autorizou o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e, no dia 3 de julho, o da vacina desenvolvida pela empresa Sinovac Research, em parceria com o Instituto Butantan.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário