Logo do HTML Dog

Passageiros sem máscara estão proibidos de embarcar em ônibus de Samambaia



Passageiros que estiverem sem máscara de proteção serão proibidos de embarcar em ônibus no Distrito Federal. A norma, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), vale a partir desta quinta-feira (30) e é por tempo indeterminado.

A medida será adotada em cumprimento ao decreto do GDF, que torna obrigatório o uso do item de proteção "em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço".




Quem não se adequar a medida poderá ser autuado e multado. A multa é de R$ 2 mil.
A Semob informou ainda que já determinou a todas as empresas de transporte coletivo que disponibilizem máscaras faciais para motoristas e cobradores dos ônibus enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
A obrigatoriedade do uso de máscaras pelos passageiros será fiscalizada por servidores da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa). Até as 11h30 desta quarta (29), o DF contabilizava 1.384 pessoas com a Covid-19.


O G1 questionou o governo sobre o prazo para a distribuição gratuita de máscaras, prevista para ocorrer antes da vigência do decreto, mas não obteve respostas até a publicação desta reportagem.

E quem não cumprir a nova regra?

O descumprimento da medida pode provocar a detenção. Há sanções penais previstas no artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa, como detenção de um mês a um ano, além de multa.

A condenação é aumentada em um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro, diz o texto.

Uso no metrô
O Metrô também vai exigir o uso de máscaras a partir desta quinta (30). "Não será autorizada a entrada nem a permanência de usuários sem o acessório, considerado essencial para evitar o contágio por Covid-19", diz a concessionária que administra o terminal.
A empresa informou que já adquiriu e está distribuindo máscaras de tecido, confeccionadas conforme orientação do Ministério da Saúde, aos empregados que trabalham na linha de frente da Operação.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário