Logo do HTML Dog

Começa a maior festa da sétima arte em Samambaia


O primeiro festival de cinema nacional — e um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do país — começa sua 52ª edição hoje. Considerado uma vitrine da criação cinematográfica nacional e atual, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro lança, neste ano, um olhar atento à diversidade do que se produz aqui. Ao todo, sete longas e 14 curtas disputarão os troféus Candango e serão exibidos entre hoje e 1º de dezembro no Cine Brasília (106/107 Sul); nos complexos culturais de Planaltina e Samambaia; e no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto das Emas.
Os sete longas escolhidos, representantes de quatro estados — MT, PR, RJ, SP — mais o Distrito Federal, abordam assuntos diversos e tratam de temas urgentes por meio de narrativas únicas e vigorosas. A seleção de curtas-metragens, ainda mais abrangente, representa as cinco regiões brasileiras com 14 filmes oriundos de oito estados — PE, RJ, SP, MG, PA, CE, PR, BA —,mais o DF.

“Precisávamos olhar para o Brasil como um todo. O Festival de Brasília é o mais antigo do Brasil e acontece na capital — criada para integrar o país e unir as forças de todo o território brasileiro. O festival tem esse mesmo espírito”, explica um dos curadores, Marcus Ligocki. “Antes de definir qualquer linha de curadoria, a gente se abriu para entender o que cada realizador dos quatro cantos do Brasil está produzindo”, completa.

Diferentes públicos

Ao todo, entre as mostras competitivas e paralelas, 81 filmes serão exibidos durante o festival em mais sete regiões administrativas do DF além do Plano Piloto. Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina exibirão, além dos filmes que disputam o Troféu Candango, a Mostra Brasília BRB e o Festivalzinho, voltado para o público infantil. O objetivo é oferecer uma ampla programação a diferentes públicos dessas regiões.

Dentro da programação descentralizada do 52º FBCB, também estão previstas exibições itinerantes. Trata-se do Cine Fusca, cinema móvel que percorrerá cidades como Sol Nascente, Sobradinho 2, Santa Maria e Paranoá. Outras três cidades do DF estarão no circuito do festival trazendo oficinas a quem se interessa pelo universo audiovisual. Ceilândia, Recanto das Emas e São Sebastião recebem atividades durante a programação.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário