
O Ministério
Público do DF e a organização não governamental Instituto de Fiscalização e
Controle lançaram nesta quarta-feira (21) um questionário para que a população
possa avaliar a qualidade dos ônibus que circulam em Samambaia e Brasília.
Durante a campanha "Como anda meu ônibus", passageiros, motoristas e cobradores poderão avaliar vários aspectos do transporte na capital e apontar quais são os principais problemas.
Entre
as questões, estão:
Quanto
tempo, em média, você espera na parada até
pegar seu ônibus?
Sensação
de segurança dentro
dos ônibus contra roubos, furtos e agressões
Proteção
contra a exposição ao sol e à chuva na parada de ônibus
Iluminação
pública nas
parada de ônibus
Facilidade
de fazer conexões, entre linhas, para chegar ao destino
A
partir das reclamações, o Ministério Público promete cobrar melhorias da
Secretaria de Mobilidade. O questionário receberá respostas dos usuários até 21
de agosto de 2020.
"Hoje,
quem presta o serviço do transporte coletivo são empresas concessionárias ou
permissionárias. Elas têm contrato com a Secretaria de Mobilidade, precisam
cumprir requisitos de qualidade. Inclusive, são muito bem remuneradas",
afirma a promotora de Defesa do Patrimônio Público, Lenna Daher.
Às
vezes, você fica mais de uma hora esperando", diz a doméstica Rosilene da
Silva.
"Eu
uso os aplicativos que o transporte público oferece, mas muitas vezes o horário
não está de acordo. O atraso dos ônibus quebra a nossa perna, dificulta a nossa
vida", afirma o técnico em informática André Oliveira.
Para
acessar o questionário, clique aqui.
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