Logo do HTML Dog

Transporte e trânsito têm esquema especial


O transporte público do Distrito Federal terá esquema diferenciado para transportar os foliões durante o Carnaval.  O Metrô-DF funcionará até a meia-noite e uma linha de ônibus especial foi criada para levar os foliões do Estádio Nacional de Brasília até a Rodoviária do Plano Piloto no horário de dispersão dos blocos.
A linha 109.7, que fará o trajeto entre o estádio e a rodoviária, circulará de sábado (2) até terça-feira (5), com tarifa de R$ 2,50. As demais linhas terão horário diferenciado. Na segunda-feira (4), os ônibus circulam com tabela horária de sábado e, na terça (5), com horários de domingo. Na quarta-feira de cinzas (6), os ônibus atendem com tabela horária de sábado até as 12h e com horário de dia útil à tarde.
O esquema especial do metrô começa nesta sexta-feira (1º) e segue até terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, o horário de funcionamento volta ao normal, das 6h às 23h30. O Metrô e a Polícia Militar do DF planejam estratégia de segurança para garantir uma volta à casa tranquila dos foliões.
Intervenções no trânsito
Neste sábado (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) trabalha com intervenções no trânsito para garantir uma folia segura em seis locais diferentes: Eixo Monumental, Parque da Cidade, Águas Claras, Setor de Indústrias Gráficas, Asa Norte e Setor Bancário Norte.
O estacionamento do Estádio Nacional de Brasília receberá o bloco Babydoll de Nylon, das 13h às 20h, com público estimado em 70 mil pessoas. Devido ao grande número de foliões, os agentes fecharam duas faixas de rolamento, à direita da via N1, para facilitar o controle de tráfego e a travessia de pedestres. Caso haja necessidade, poderá haver interdições momentâneas na avenida que contorna o estádio.
No Parque da Cidade, a pista funciona em sentido único anti-horário das 14h deste sábado às 2h de domingo (3), no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, em razão do evento Carnaval no Parque.
Na Asa Norte, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 Norte – ficará fechado, das 17h à meia-noite para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres.
No Setor Bancário Norte, a interdição será no estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, das 15h às 22h, para a festa do bloco Rejunta meu Bulcão.
Já na Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar está interditado, das 11h às 2h de domingo, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro.
Em Águas Claras, o estacionamento público situado na rua 31 Sul – entre as Avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado, das 15h às 22h, para o desfile das escolas de samba.
Campanha
Na tentativa de evitar depredação nos trens e nas estações, a Companhia do Metropolitano do DF lançou a campanha “Hora de cair na folia! Só não vale quebrar o Metrô” para conscientizar os usuários sobre a necessidade de preservar o patrimônio público.
No ano passado, a empresa teve um prejuízo aproximado de R$ 50 mil, com vidros das janelas e portas dos vagões quebrados, acionamento sem necessidade do botão soco (de emergência) e de extintores de incêndio.
Uma das peças da campanha alerta que é crime o uso indevido do botão soco – dispositivo que só deve ser acionado em caso de extrema necessidade, pois a composição precisa parar para que o piloto verifique o que ocorreu.
As tabelas horárias das 833 linhas de ônibus do Distrito Federal podem ser conferidas no site do DFTrans.
Para quem vai utilizar táxi ou aplicativo, também há orientações específicas. Na região do estádio Mané Garrincha, foram destinadas algumas áreas para facilitar o seu embarque e desembarque. Na área vermelha, entre o estádio e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ficarão os táxis, local de embarque e desembarque dos passageiros. Já a área azul, no estacionamento do estádio e do ginásio Nilson Nelson, foi reservada para os aplicativos, também com a função de embarque e desembarque.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário