Logo do HTML Dog

Deputado Distrital eleito Jorge Vianna fortalece cultura de Samambaia

Ocorreu, dia 26/12/2018, a convite do deputado distrital recentemente eleito, Jorge Viana, uma reunião do movimento artístico e cultural da região, com Adão Cândido, o novo secretário de cultura do Distrito Federal. Aproximadamente 50 pessoas estiveram no encontro ocorrido na sede da Associação Imaginário Cultural, que venceu o edital para gerir a programação artística do Complexo Cultural Samambaia, em 2019.
Além do secretário e do deputado, ocuparam a mesa Glayce Helena, administradora regional, Élton Skartazini, gerente do Complexo Cultural Samambaia, e Marília de Abreu, diretora do Imaginário Cultural. Na pauta, assuntos relacionados ao fazer e usufruir artístico e cultural na região, com destaque para a gestão do Complexo Cultural Samambaia, recém inaugurado, e sua importância para o Distrito Federal.
Skartazini falou do Conselho Regional de Cultura que, desde 2007, coordena a luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia. Com 300 Reuniões Ordinárias e 111 Saraus Complexos realizados, o conselho mobiliza artistas e sociedade, bem como orienta os investimentos nesse empreendimento cultural, no qual ainda falta criar a ‘Biblioteca de Arte’, e construir o ‘Estúdio Audiovisual’ e a ‘Escola de Artes e Ofícios’.
Jorge Viana disse que Samambaia é um polo produtor e irradiador de arte e cultura. Referiu-se às quadrilhas juninas nacionalmente reconhecidas, ao Parque Três Meninas, referência histórica, cultural e ambiental da região, e ao espetáculo teatral Paixão do Cristo Negro, que anualmente mobiliza milhares de pessoas e forma muitos artistas. Ele quer agregar forças em prol do desenvolvimento regional como um todo. 
Após ouvir manifestações dos presentes Adão Cândido agradeceu a participação e elogiou as conquistas da região. Disse que precisava ouvir a comunidade antes de planejar sua gestão focada na economia da cultura, patrimônio e difusão cultural. Considera o Complexo Cultural Samambaia um equipamento de grande porte cujo desafio é não desviar sua função e nem deixa-lo se tornar um ‘elefante branco’.
Muitos outros assuntos foram abordados nessa reunião, os quais serão abordados nas reuniões ordinárias do Conselho Cultura Samambaia. Para citar, se falou dos pontos de cultura, do calendário anual de atividades culturais na região e do diálogo necessário com os segmentos do esporte e o lazer. Ressaltou-se a formação de mão-de-obra para o audiovisual e outras atividades. 
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário