Logo do HTML Dog

Inscrições abertas até 30 de novembro para cursos no IFB de Samambaia


O Instituto Federal de Brasília divulgou, nesta sexta-feira, 26 de outubro, o processo seletivo para preenchimento de 2.315 vagas em cursos gratuitos para o primeiro semestre de 2019. As oportunidades são para cursos técnicos em diversas modalidades nos dez campi do IFB, espalhados por todo o Distrito Federal: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. 
As inscrições estarão abertas no período de 1.º a 30 de novembro de 2018 e serão realizadas pelo site processoseletivo.ifb.edu.br. A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. Todo o processo de inscrição é gratuito. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2019. 

Entenda as modalidades
Há oportunidades em cursos técnicos subsequentes presenciais e a distância, integrados ao Ensino Médio e integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Há também a opção de Regime de Alternância no Curso Técnico em Agroindústria  subsequente e concomitante. Entenda, abaixo, cada uma das modalidades e veja em qual delas você se enquadra.
Integrado (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB)  Cursos para quem acabou de concluir o Ensino Fundamental. Duração média de 3 anos. O estudante cursa disciplinas comuns do Ensino Médio juntamente com as matérias de um curso técnico.
Integrado – Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB)  Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.
Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola)  Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio, em sua escola de origem, e o curso técnico no IFB.
Subsequente (Pós-Médio)  Para quem já concluiu o Ensino Médio. Duração de 1 a 2 anos.
Regime de Alternância  O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade.

Reserva de Vagas
O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.
Se você se encaixa nessas características, pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar o campus do IFB no qual selecionou o curso para entregar, até o dia 30 de novembro, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.
A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 6 de dezembro. Caso queira contestar, o candidato pode fazê-lo nos dias 7 e 10 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 12 de dezembro. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória, passa a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.

Editais
É importante que o candidato leia o edital do curso de interesse por completo. 
Edital nº 33/RIFB – Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente ao Ensino Médio na Modalidade a Distância
Edital nº 34/RIFB – Técnicos Integrados ao Ensino Médio Presenciais
Edital nº 35/RIFB – Técnicos Integrados Presenciais na Modalidade PROEJA
Edital nº 36/RIFB – Técnico em Agroindústria Subsequente e Concomitante ao Ensino Médio em Regime de Alternância
Edital nº 37/RIFB  Técnicos Subsequentes Presenciais

Cursos Ofertados (por campus)
Campus Brasília

Campus Ceilândia

Campus Estrutural

Campus Gama

Campus Planaltina

Campus Recanto das Emas

Campus Riacho Fundo

Campus Samambaia

Campus São Sebastião

Campus Taguatinga
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário