Logo do HTML Dog

Ibaneis Rocha tem 75,6% dos votos válidos; Rollemberg, 24,4%,


O candidato do MDB ao Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, lidera com folga a corrida pelo governo com 75,6% dos votos válidos. O governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 24,4% das intenções de voto. Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pelo Correio Braziliense e realizada pelo Instituto Opinião Política. O levantamento mostra um quadro estável do eleitorado da capital federal. Na sondagem anterior, realizada entre 12 e 14 de outubro, Ibaneis Rocha tinha 75,3% das intenções de voto e Rollemberg, 24,7%.

Quando a pesquisa estimulada leva em consideração os votos brancos e nulos, o emedebista aparecia com 67,4% das citações dos entrevistados no levantamento da semana passada e, agora, tem o mesmo percentual. Rodrigo Rollemberg tinha 22,1% na sondagem anterior e hoje conta com a preferência de 21,8% do eleitorado. Nesse cenário, o total de eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo passou de 7,7% para 7,8%. A soma de entrevistados que não soube avaliar em quem pretende votar no próximo domingo oscilou entre 2,8% e 3,0% no mesmo período.

O instituto realizou também uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam seus candidatos preferidos, sem o direcionamento de uma lista de nomes. Nessa modalidade, Ibaneis Rocha foi mencionado por 61,7% do eleitorado — na sondagem anterior, ele tinha 60,8% das intenções de voto. Rodrigo Rollemberg oscilou entre 19,4% e 19,2% entre os dois levantamentos. O total de eleitores que pretende votar em branco ou nulo passou de 10,3% para 10,5% e a soma de entrevistados que não sabia avaliar o candidato de preferência passou de 9,4% para 8,5% na sondagem espontânea.

Conhecimento

Ibaneis Rocha, que no início da campanha eleitoral era praticamente desconhecido da população, agora tem mais familiaridade entre o eleitorado. Ao todo, 54,9% dos eleitores declararam conhecer bem ou mais ou menos o candidato do MDB. No caso de Rodrigo Rollemberg, que está no quarto ano de gestão, esse percentual foi de 77,6%. Entre os entrevistados, 6,6% afirmaram não conhecer Rollemberg, enquanto 15,1% nunca ouviram falar de Ibaneis.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário