Logo do HTML Dog

Centro oferece oportunidades para jovens de Samambaia


A população de Samambaia, assim como a de várias regiões administrativas do DF, sofre com a marginalidade, o esquecimento e a falta de oportunidades. Pensando em melhorar essa realidade, foi inaugurado o primeiro Centro de Juventude da Samambaia, com mais de 15 cursos gratuitos. Um local para moradores da região terem a chance de exercerem atividades de seu interesse. O Centro de Juventude vem justamente para mudar essa realidade com projetos que geram resultados na vida profissional e social de uma população que pensa no futuro, mas não tem oportunidade.

A região administrativa de Samambaia tem uma população estimada de 254,4 mil habitantes. De acordo com a pesquisa da Codeplan de 2016, mais de um terço da população de Samambaia tem o ensino fundamental incompleto – cerca de 24 mil pessoas, o que representa 35,17% dos habitantes. 7,92% dos moradores representam pessoas com nível superior completo. Já o índice de analfabetos corresponde a 6,36%. Além disso, a maioria da população de Samambaia não tem trabalho. Os setores em que as pessoas mais atuam são no comércio, com 31,55%, e serviços gerais, com 29,70%.

Com a intenção de mudar essas estatísticas, o Centro de Juventude tem disponibilizado cursos para a comunidade, desde as áreas de esporte e cultura, até atendimentos psicológicos e de assistência social. O instrutor da oficina de empregabilidade, Diogo Aires, diz que o curso não prepara apenas para o mercado de trabalho e, sim, para a vida. O Centro de Juventude vem para acolher e preparar as pessoas para o desafio diário”, argumenta.

A oficina de empregabilidade tem como objetivo preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Elas recebem orientações sobre processos seletivos, mundo corporativo, como se vestir para participar dos processos seletivos, como redigir currículos e como vencer a timidez de falar em público.
Na oficina de empregabilidade, os jovens recebem orientações sobre processos seletivos de emprego.

Em conversa com os alunos da oficina de empregabilidade, fica claro que o Centro é um local onde o aprendizado, a força de vontade e a oportunidade andam de mãos dadas. “Eu vejo o Centro de Juventude da Samambaia como uma fonte de conhecimento, porque aqui se aprende coisas novas todos os dias”, argumenta o estudante Valter Martins, de 22 anos.

Para o estudante Wislly Pereira, de 16 anos, passar a manhã fazendo as oficinas é um tempo muito bem investido. “Eu estaria em casa assistindo televisão, mas agora estou estudando e aprendendo uma coisa que vai me ajudar futuramente na busca do meu emprego”, completa o estudante. Para muitos, poder fazer parte desse Centro é uma grande oportunidade, por ser gratuito e por ter profissionais qualificados ajudando essa população na expectativa de ter um futuro melhor.

Danniel Caixeta, comunicador social dos Centros de Juventude de Brasília, tem uma expectativa boa para esse novo centro na região de Samambaia. Ele acredita que é uma grande oportunidade para os jovens que querem aprender e entrar no mercado de trabalho com mais qualificações e terem mais acesso as informações. “Eu acredito que tem muito a somar e os frutos desse projeto já estão sendo colhidos”, finaliza.

Jovens de 15 a 19 anos são público alvo dos cursos que acontecem no Centro de Juventude

O público alvo para fazer os cursos são jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente moradores de Samambaia. Hoje o Centro tem disponível a oficina de empregabilidade, os cursos profissionalizantes de assistência administrativa e mecânica do “Bora Vencer” e culinária sustentável. Estão previstos para começar no mês de maio, os cursos de capoeira, muay thai, violão, informática, danças em geral e grafitte.

Serviço:
Para se inscrever basta ser morador de Samambaia, ir ao Centro de Juventude localizado na QS 402 com documento de identificação e comprovante de residência. No próprio Centro estará disponível uma ficha cadastral com os cursos disponíveis para se inscrever.

 Para mais informações entre em contato pelo número (61) 981360899.

Por Thamara Abreu
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário