Segunda-feira há 80% de chance de chuvas isoladas


Para os brasilienses que sofrem com o tempo seco, os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm uma notícia ruim e outra boa. A ruim: a esperada chuva que poderia cair entre quinta e sexta-feira (3/8) não virá. A boa: as chances de que a água caia do céu na próxima segunda-feira (6/8) são de 80%. 

O Inmet havia calculado uma pequena chance, na casa dos 20%, de que a chuva caísse até hoje. Isso, no entanto, não deve ocorrer, segundo o meteorologista Amilton Carvalho. "Para esta sexta-feira, a chance agora é nula. Mas, no domingo, o céu começará a ficar mais nublado, e a previsão é de que chova em algumas regiões do DF na segunda-feira", afirma.

Enquanto não chega o dia 6, data do provável fim dos quase 80 dias seguidos sem chuva na capital, a realidade é de tempo quente e seco. A mínima registrada pelo Inmet nesta sexta-feira (3/8) foi de 13ºC, enquanto a máxima será de 29ºC. O céu estará entre claro a parcialmente nublado, já diferente do dia de ontem, quando estava com muitas nuvens.

Estado de alerta

O DF amarga 76 dias de estiagem nesta sexta-feira (3/8). A seca é tanta que fez a Defesa Civil declarar estado de alerta na capital por conta da baixa umidade do ar, que ficou durante três dias seguidos entre 12% e 20%. O dia de hoje até que ameniza um pouco a situação, com uma umidade mínima de 25%.

Mas mesmo com as pancadas de chuva isoladas que devem vir na segunda-feira (6/8), a previsão é de que o índice caia ainda mais em agosto. "A umidade neste mês ficará, predominantemente, abaixo de 30%. É bom lembrar que agosto é o mês mais seco de Brasília, já tendo registrado menos de 10% em vários anos. Isso pode se repetir", prevê Carvalho.
Share on Google Plus

About Criativo Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário