Logo do HTML Dog

Segundo a Globo, Pedofilia é uma doença


Como de costume, enquanto tomava meu café da manhã na última quarta-feira, corria o dedo despretensiosamente pelo feed de notícias do facebook. Tudo estava normal até que comecei a ver várias pessoas xingando a Rede Globo por ter noticiado que pedofilia é uma doença. Algumas até nem sabiam de onde vinha a informação, publicando apenas orações com sujeito oculto: “estão dizendo que pedofilia é doença”.Curiosamente procurei a reportagem repudiada e encontrei 16 minutos de uma matéria dentro do jornal da Globo News. Assisti a cada segundo com muita atenção e só me surpreendi com a compreensão de texto dos reclamantes.

 Quando estudamos compreensão de texto, apreendemos basicamente três erros básicos: entender a mais do que o autor disse, entender menos e – o mais grave – entender o contrário. Os três estavam presentes entre as falas dos meus amigos.

 O OBJETIVO principal da matéria é dizer que o aprimoramento de políticas públicas PREVENTIVAS voltadas à pessoa que é PROPENSA a cometer pedofilia DIMINUIRIA a quantidade de CRIMES. Atenção para os significados das palavras: Preventiva = o fato ainda não ocorreu;Diminuir = não é acabar;Crimes = a matéria NÃO NEGA que o fato é crime.

 Creio que fulano viu 10 segundos da matéria e saiu derramando seu pensamento distorcido pela rede, gerando curtidas e compartilhamentos de pessoas que viram menos ainda (só a frase da postagem). Se não for isso, a pessoa tem um grau muito elevado de dislexia, porque a reportagem é muito clara: Não há termo alternativo “ou”, p. ex., é doença OU crime! O contexto mostra que é doença E crime! Tanto é assim que eles trouxeram um desembargador do TJSP para comentar, orientaram que a pessoa denunciasse à POLÍCIA, o médico diz que é obrigado a denunciar, caso fique sabendo da ocorrência do CRIME durante o tratamento etc etc. Não é possível que uma pessoa – de boa-fé - compreendeu que era uma coisa ou outra. Em certo momento a apresentadora ainda diz: O tratamento tem natureza PREVENTIVA (antes do crime) e COMPLEMENTAR (junto com a pena). Além disso, o desembargador diz que a pena para esse crime deve ser AUMENTADA!!!

 A Globo não está inventando nada, o CID da pedofilia é 10 - F65.4. Há outras doenças que também são crimes: Cleptomania CID 10 - F63.2, Psicopatia F60.2 etc. Isso não quer dizer que os autores não serão responsabilizados. Essa ideia foi um entendimento pessoal seu, ou seja, algo a mais do que foi dito.

 Para finalizar, o tratamento sugerido na matéria é bem mais eficaz que dar uma porrada ou um tiro no criminoso, isso porque o tratamento visa IMPEDIR O ATO e a porrada/tiro – além ser outro crime–ocorre depois do ato, ou seja, uma mera vingança primitiva que só “faz bem” ao ego da pessoa que agrediu; Importante saber também que a mente desse tipo de criminoso (doente) trabalha de forma diferente, ele não consegue controlar o ato mesmo sabendo que será punido, ou seja, mesmo sendo notório que a pena para “duque 13” na cadeia vai além da imposta pelo poder judiciário, o pedófilo consuma o crime.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário