Logo do HTML Dog

Preocupada com decisão por pênaltis, Seleção treina cobranças


Se a vaga na semifinal da Copa do Mundo for decidida nos pênaltis, a Seleção Brasileira vai estar preparada para levar a melhor no duelo contra a Bélgica nesta sexta-feira (6/7). Pelo menos no que depender de treinamento. A execução de cobranças tem sido uma constante desde que a equipe se reuniu na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no final de maio, e foi intensificada na fase de mata-mata.
O treinamento de penalidades normalmente fecha as atividades diárias da Seleção. Há um rodízio e todos os jogadores de linha já têm um número razoável de cobranças. A cada sessão, um jogador cobra três vezes no máximo. Em algumas ocasiões, a quantidade é maior.
O cobrador oficial da Seleção é Neymar. Ele é o encarregado de bater durante os jogos. Philippe Coutinho, Miranda, Gabriel Jesus, Thiago Silva, Willian e Marcelo, entre os titulares do técnico Tite, também são considerados eficientes, assim como Fernandinho. O meio-campista do Manchester City jogará contra a Bélgica, em Kazan, porque Casemiro está suspenso por ter recebido dois cartões amarelos.
Nesta Copa do Mundo, a Seleção Brasileira ainda não teve nenhum pênalti a seu favor. Não há até agora uma definição prévia dos cinco cobradores em caso de disputa contra os belgas. Entre outros aspectos, a condição emocional do jogador será levada em consideração para a escolha. “Treinamento é uma coisa, dentro do jogo é outra”, explicou Casemiro. Ele teria pedido para ser um dos batedores se pudesse jogar nesta sexta (6).
Cobrador oficial, Neymar já executou 13 pênaltis pela Seleção — converteu 10 deles. O último a favor da equipe ocorreu no amistoso contra a Rússia, em março, em Moscou. Philippe Coutinho marcou na vitória por 3 x 0 — Neymar, contundido, não estava em campo.
Em Copas do Mundo, a última disputa por pênaltis da Seleção foi no Mundial de 2014 contra o Chile, nas oitavas de final. Vitória por 3 x 2. Na ocasião, David Luiz, Marcelo e Neymar fizeram, mas Willian e Hulk perderam. Na Copa América do ano seguinte, realizada no Chile, o Brasil caiu nos pênaltis nas quartas de final diante do Paraguai: 4 x 3. Fernandinho, Philippe Coutinho e Miranda marcaram; Douglas Costa e Everton Ribeiro desperdiçaram.
Na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, três jogadores que estão na atual Seleção cobraram na vitória por 5 x 4 nos pênaltis sobre a Alemanha, que deu ao Brasil a inédita medalha de ouro. Renato Augusto, Marquinhos e Neymar fecharam a série e garantiram a conquista.
O treinamento de cobranças de pênaltis, evidentemente, também serve para aprimorar os goleiros, sobretudo Alisson, o titular de Tite. Eles têm até uma carga extra. O preparador de goleiros Taffarel — campeão do mundo em 1994 na decisão por penalidades contra a Itália, quando pegou a cobrança de Massaro –, decidiu fazer um trabalho específico para os goleiros, por prever que, com o uso do VAR, o árbitro de vídeo, o número de pênaltis seria alto. Isso está ocorrendo. “Com o auxílio da televisão, vão acontecer mais pênaltis e a gente tem de se preparar bastante para isso”, disse, no início dos treinos para a Copa do Mundo, ainda na Granja Comary.
Assim, ele e o auxiliar, Rodrigo Maia, trabalham diariamente com os três goleiros a defesa de penalidades. E, com a ajuda dos analistas de desempenho da Seleção, mapearam todos os principais cobradores dos adversários. Nos próximos dias, o enfoque será total nos cobradores da Bélgica.
FONTE: METROPOLES
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário