Logo do HTML Dog

Estudantes denunciam o bloqueio do passe estudantil na volta às aulas

AUTO ESCOLA
Após três semanas de descanso, os estudantes das mais de 700 escolas públicas do Distrito Federal voltaram às aulas nesta segunda-feira (30). Porém, nem todos conseguiram chegar aos colégios porque o passe estudantil, que já deveria ter sido liberado hoje, não pôde ser utilizado. Alunos alegam que as catracas dos ônibus recusaram os cartões. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), responsável pela gestão do benefício, assegura que o problema será resolvido até esta terça-feira (31).

Para quem foi pego de surpresa e não tinha dinheiro no bolso, o jeito foi voltar para casa e ter mais um dia de descanso forçado. Foi o que ocorreu com Luan Davi, 17 anos. O rapaz acordou às 5h para se arrumar e chegar ao Centro de Ensino Médio 3, em Taguatinga Sul, no horário certo. Porém, ao tentar passar pela catraca em um ônibus da Urbi, tanto o cartão dele quanto o de seus amigos foram recusados pelo sistema.
Problema em família
De praxe, durante as férias, o cartão é inabilitado para evitar o uso irregular. Porém, o desbloqueio deveria ocorrer logo no primeiro dia de aulas. Como Luan estava sem o dinheiro necessário, ele voltou para casa. A mãe dele, a enfermeira Luciane Aparecida, 46, também não conseguiu ir para as aulas de pós-graduação em Taguatinga. O seu cartão também não está funcionando.
A família mora no Riacho Fundo II e, por isso, faz uso do passe estudantil, já que só tem direito ao benefício aqueles que habitam a mais de um quilômetro da unidade escolar. “A maioria dos alunos da escola do meu filho não teve o cartão liberado. Não são apenas algumas pessoas”, garante Luciane. Para amanhã, ela acredita que o jeito vai ser pagar as passagens com dinheiro do próprio bolso.
Outros pais deram um jeito de pagar as passagens dos filhos. Miriam Caldeira, 37, apesar da indignação, deu os R$ 7 para o filho ir e voltar da escola, no Recanto das Emas. “Não posso deixar meu filho perder a aula. Todo mundo sabe do dia que as aulas voltariam. Não tem motivo de não estar funcionando”, reclama a mãe. O filho, João Vitor Mendes, 13, está no 7º ano no Centro de Ensino Médio 301 do Recanto.
“Falha no sistema”
O diretor-geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade, alega que o bloqueio ocorreu com uma minoria dos 204 mil estudantes de escola pública que utilizam o benefício. “Quando a gente manda as informações de suspensão do benefício para o sistema, é gerada uma lista. Por algum motivo, que ainda estamos investigando, algumas pessoas não tiveram o nome na lista de reativação”, explica.
O gestor do DFTrans garante que o serviço volta a funcionar para todos os que tiveram problemas nesta terça-feira (31). A garantia veio após ele conversar com a parte técnica da instituição. Se o problema persistir, a pessoa deve procurar uma unidade da SBA ou ligar para o telefone 162 para mais esclarecimentos.
Movimentação
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) estima que haja um aumento de até 40% da movimentação nas vias da capital com a volta das aulas nas escolas públicas. Hoje também ocorreu o retorno das últimas escolas particulares que ainda estavam de recesso. Assim, para suprir o aumento da demanda, as linhas de ônibus que tiveram modificação também retornaram. Ao todo, foram 440 linhas modificadas devido à folga dos estudantes – 25% do total.
FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário