Logo do HTML Dog

Militantes esperam reunir 20 mil pessoas na Esplanada para acompanhar julgamento de HC de Lula


Organizadores de movimentos sociais esperam reunir 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios hoje, durante o julgamento do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF). Devido à potencial tensão, representantes dos grupos rivais, contra e favor do réu, se reuniram com as forças de segurança na tarde de ontem para acertar detalhes de logística. Ficou acordado que será seguido o protocolo para manifestações – a exemplo de ações passadas –, que inclui a realização de revistas, entre outros procedimentos e proibições. As vias S1 e N1 permanecerão fechadas desde a 0h de hoje.
Segundo a Secretaria de Segurança, pelo fato de serem esperadas no evento pessoas com opiniões contrárias, os agentes farão a divisão do público no canteiro central da Esplanada, a partir da Catedral até a Alameda dos Estados, como forma de prevenção. Além disso, serão colocadas duas fileiras de grades vazadas da Polícia Militar, onde parte do efetivo estará posicionada.
Seguindo o protocolo tático, policiais militares farão a revista dos manifestantes em pontos estratégicos. Para garantir a segurança de todos, itens como bonecos infláveis grandes e produtos inflamáveis, sprays e fogos de artifício serão proibidos.
Tráfego
O Batalhão de Policiamento de Trânsito da PM interditará o fluxo de veículos. As alterações ocorrerão no Buraco do Tatu. Quem seguir no sentido Eixo Monumental para o Museu Nacional (via S1) terá o acesso bloqueado antes da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Nesse caso, o motorista poderá acessar a L2 Sul.
Já no sentido oposto, quem vier da L2 Norte poderá acessar a N1, sentido do Teatro Nacional. A via L4 Norte, que dá acesso ao Eixo Monumental, estará interditada.
Antes mesmo de qualquer interdição ou forte atuação da Segurança, manifestantes já ocupavam a Esplanada ontem. À tarde, a equipe do Jornal de Brasília encontrou um grupo de manifestantes a favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles iniciariam um evento às 18h de ontem, mas a organização se encontrava na Biblioteca Nacional de Brasília desde as 9h. A chuva atrapalhou o ato.
Dias de mobilização
Uma das organizadoras da manifestação contrária a Lula, a empresária brasiliense Francisca Ramalho, 57 anos, se diz a favor do Brasil. “Sou contra a bandalheira que acontece no País. Estamos aqui para defender o Brasil”, justifica.
Ela conta que chegou ao ponto de encontro dos manifestantes às 9h de ontem: “Estamos aqui desde cedo porque não dormimos. Estamos muito ansiosos, trabalhando há uma semana, convocando o pessoal para vir para a rua. Estamos aqui na Esplanada esperando pessoas de vários estados chegarem. Estamos nas ruas desde o impeachment, organizando manifestações”, relata.
Para Francisca, o julgamento de hoje representa justiça: “Significa que nossa Constituição está sendo direita com a nação e precisamos que ela seja cumprida, por isso estamos na rua. Independentemente do político que seja, a Constituição deve ser seguida”, argumenta.
Outro organizador do movimento é André Lui, 41, comerciário. Ele relata que a temática do protesto é o fim da impunidade. Para André, “esse é um momento muito importante no País dado a toda a conjuntura política que vem ocorrendo desde 2013”.
Ele relata que já foi ativista político da esquerda durante muitos anos, mas que o ex-presidente Lula foi responsável por ele ter começado a militar na direita. Ele completa avaliando que, para a vida política do País, o julgamento é importante porque trará estabilidade: “Para que o povo entenda que existe a justiça e que ela é cumprida”, conclui. A reportagem não encontrou manifestantes a favor do ex- presidente no local ontem à tarde.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário