Grupo ocupa reitoria da UnB e pede presença do Ministério e Congresso

O prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB), no Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, está com o segundo e terceiro pisos ocupados por estudantes desde o meio dia desta quinta-feira (12). O grupo, sem liderança identificada, protesta contra o cortes no orçamento da instituição, que alega operar com déficit de R$ 92,3 milhões.
Os alunos ergueram uma barricada com cadeiras e mochilas na entrada da rampa de acesso aos andares superiores e se recusam a conversar com a imprensa. A maioria dos estudantes está com rosto coberto. Eles tomaram o prédio após uma assembleia realizada no “Ceubinho”, como é chamada a área aberta do Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte).
Tentativa de diálogo
De acordo com chefe de gabinete da reitoria, Paulo César Marques, eles reivindicam uma reunião entre o Ministério da Educação (MEC), a Reitoria, o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional. Marques informou que a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) cuida do assunto no âmbito Legislativo.
Para firmar o acordo, os estudantes pediram à reitora Marcia Abraão que redigisse e assinasse um documento com esses detalhes. No entanto, o teor do texto não foi divulgado à imprensa até o momento. “Já indicamos a disponibilidade de que a reunião aconteça na próxima segunda-feira”, afirma o chefe de gabinete da reitoria. “Falta a confirmação da comissão da Câmara”, explica.
Os funcionários do prédio foram orientados a deixar o trabalho caso sentissem ameaça à integridade física. Até o momento, a Reitoria não acionou a polícia. Há uma equipe de quatro vigilantes patrimoniais no edifício.
Share on Google Plus

About Criativo Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário