Logo do HTML Dog

Cárie Dentária: O que é, quais os sintomas e como prevenir?

Sempre que ouvimos falar de doenças bucais, lembramos logo das cáries, problema antigo e muito comum. Mas você sabe o que ela realmente é e como age nos dentes? Tudo começa com o açúcar, alimento preferido das cáries, mas você não precisa cortá-lo da sua vida. O problema pode ser evitado com uma boa rotina de escovação e visitas regulares ao dentista.

DENTISTABACTÉRIA + RESTO DE COMIDA = CÁRIE

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes, formando a placa e produzindo ácidos que os corroem.  O resultado são dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

SALIVA: SOLDADOS NA LINHA DE FRENTE

Existem oito tipos diferentes de saliva em nossa boca, sabia? Você já parou pra pensar qual seria a função delas? Quando as bactérias começam a atacar os restos de alimentos que comemos, a saliva entra em ação para ajudar a recuperar as partes atacadas, equilibrando a acidez bucal. Podemos dizer que a saliva é o nosso escudo de proteção na luta contra a cárie.

SINTO DOR AO MASTIGAR, E AGORA?

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido. Mas, atenção: dores no dente também podem estar associadas a outras partes do corpo, conhecidas como dor reflexa ou irradiada. Seu dentista é sempre a melhor pessoa para fazer um diagnóstico seguro.

CADA CASO, UM TRATAMENTO

Se você descobriu que tem cáries ainda no início, menos mal. Um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem maltratando o dente e, em outros casos, a restauração pode ser indicada. Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado extrair parte ou todo o dente, colocando uma prótese no lugar.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

Já dizia sua avó: “prevenir é melhor do que remediar”. Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries. Confira abaixo algumas dicas de prevenção muito fáceis que
podem deixar seu sorriso mais bonito e poupar você de dores futuras.
- Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor.
- Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega em cantinhos onde a escova muitas vezes não alcança.
- Diminua o consumo de alimentos açucarados.
- Beba bastante água para estimular a produção de saliva.
- Consulte seu dentista a cada 6 meses.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário