Criada em 25 de outubro de 1989 para abrigar famílias oriundas de invasões espalhadas no Entorno de Brasília, Samambaia chega aos 28 anos neste mês como núcleo urbano dinâmico, numeroso e consolidado.
Com mais de 254 mil habitantes e porte de cidade média, Samambaia tem comércio em expansão, rede pública de escolas e hospitais e parque ecológico, como o Três Meninas. A região é servida por malha viária planejada, que inclui um ramal da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
Para comemorar o aniversário, a administração regional preparou seis dias de atividades cívicas, artísticas e culturais. A programação será aberta na segunda-feira (23) e se estenderá até domingo (29).
Na quarta-feira (25), ponto alto da festa, haverá o corte de um bolo de 28 metros em alusão à idade da região.
O nome do lugar tem origem no córrego que corta a cidade. Na sua nascente, logo abaixo das Quadras Residenciais 127 e 327, eram abundantes as plantas da espécie samambaia, um tipo de trepadeira.
A fixação de Samambaia como região administrativa — a 12ª do Distrito Federal — foi oficializada por meio da Lei nº 49 e pelo Decreto nº 11.291.
Embora o núcleo tenha sido formalizado só em 1989, seu projeto urbanístico estava pronto desde 1978, dentro do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) — antigo Plano Estrutural de Organização Territorial (Peot).
Os primeiros lotes foram vendidos na Quadra 406 e no Setor de Mansões Leste, que faz limite com Taguatinga. Os primeiros moradores começaram a se estabelecer no local em 1985.
Inicialmente, foram construídas 3.381 casas para famílias de baixa renda, inclusive funcionários públicos. Nas décadas seguintes, Samambaia consolidou-se entre as regiões que mais cresceram no Distrito Federal, conforme os estudos oficiais.
Crescimento urbano e economia
Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a população urbana estimada de Samambaia em 2015 era de 254.439 habitantes, 11,42% a mais que o levantamento anterior, de 2013, quando foram estimados 228.356 moradores.
Ainda conforme a Pdad, a renda domiciliar média mensal da população é de R$ 3.368,49, o que representa cerca de 3,5 salários mínimos por família.
Cidades Limpas e operação tapa-buracos
Na quarta (18) e na quinta-feira (19), as Quadras Residenciais 402 e 404 passaram por uma operação tapa-buracos. O serviço do governo de Brasília foi oferecido por meio da Secretaria das Cidades e da Administração Regional de Samambaia, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
0 comentários:
Postar um comentário