Terça feira, 03/10/2017, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa/DF aprovou o Projeto de Lei 1100/2016, de autoria do deputado distrital Júlio Cesar, que reconhece Samambaia – RA XII/DF como uma galeria de arte monumental a céu aberto. Agora o projeto segue para aprovação no plenário da câmara. Depois segue para sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Distrito Federal.
Mas não foi fácil chegar até aqui e nem tudo está resolvido com a aprovação dessa lei. Os Monumentos para Samambaia começaram ser implantados em 2005, por iniciativo do Centro de Criatividade Infanto-juvenil – Colégio CCI e do artista plástico Élton Skartazini, pioneiro em Samambaia. Com oito monumentos já implantados, em 2015 foi protocolada carta na Administração Regional, propondo esse reconhecimento.
Essa galeria de monumentos a céu aberto tem por objetivo tornar a arte acessível, útil e atraente, à população da região e visitantes, fazendo com que Samambaia integre o pólo atrativo de turismo do Distrito Federal. A partir dessa lei o Poder Executivo adotará providencias necessárias à implantação de mais monumentos e manutenção da galeria, com a participação de artistas, entidades culturais e demais interessados.
Criada a 25/10/1989, ‘para assentar famílias carentes oriundas de invasões e fundos de quintal’, Samambaia comemora 28 anos de idade experimentando um desenvolvimento social, econômico e urbanístico exemplares. A galeria de Monumentos para Samambaia soma nessa evolução, como empreendimento de ‘supra-estrutura’, voltado à arte, cultura, turismo, desenvolvimento humano e qualidade de vida. Participe!
Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário