Obras nordestinas são destaque do 4º dia de Festival de Brasília

O terceiro dia de mostra competitiva e quarto dia do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai até 24 de setembro, foi marcado pelo olhar de cineastas do Nordeste.
Representante de Alagoas, o curta-metragem As Melhores Noites de Veroni,do diretor Ulisses Arthur, deu abertura à mostra principal na noite desta segunda-feira (18).
Primeira ficção assinada pelo cineasta, a obra conta a história de uma mulher que aproveita a ausência do marido na estrada para transcender e responder a seus dilemas amorosos.
Ulisses Arthur contou que fez o filme baseado em memórias da rua em que morou na infância. “Fui inspirado em relatos de saudade de mulheres de caminhoneiros”, ressaltou.
O público do Cine Brasília também teve a oportunidade de conhecer uma perspectiva sobre o recôncavo baiano em Café com Canela, concorrente ao Troféu Candango, exibido na sequência.
Dirigido pela dupla Ary Rosa e Glenda Nicácio, a produção em longa-metragem da Bahia traz o drama de Margarida e Violeta, personagens que se apoiam para superar as dores e os traumas do passado.
Nesse formato, é o primeiro filme da carreira dos diretores. A obra deles é composta por curtas-metragens como Dilma (2015), Curta casa (2013) e Tecendo nuvens e retalhos (2012).
Concorrente da categoria principal da mostra competitiva, a dupla baiana que assina Café com Canela subiu ao palco acompanhada de membros da equipe.
“São personagens urgentes que carregam identidades ancestrais e que aguardavam seu momento de falar, chegou a hora”, definiu a diretora Glenda Nicácio sobre as protagonistas. “Agradecemos a seleção do festival pelo olhar sensível sobre a fé e a força do recôncavo da Bahia”, destacou Ary Rosa.


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