Manter o sofá limpo é essencial para evitar problemas de saúde

Presente em quase toda casa e considerado um dos itens mais importantes do lar, o sofá pode durar meses, anos ou até décadas, dependendo da qualidade do material e, principalmente, da sua manutenção. Segundo o empresário Danilo, proprietário de uma empresa especializada em higienização de estofados em Samambaia(DF), para aumentar a vida útil do móvel é importante aspirá-lo diariamente e evitar que as crianças pulem e comam no sofá.



A limpeza do estofado deve ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, se não for usado diariamente. Porém, para quem tem crianças ou animais em casa, o prazo deve ser antecipado. A aspiração, comenta o especialista, evita que o tecido fique encardido antes da hora e não deixa a sujeira penetrar profundamente.
O ideal é utilizar produtos neutros para a remoção de manchas, diminuindo, assim, as chances de estragar o sofá. Itens abrasivos ou que contenham cloro não são indicados. "Alguns produtos que encontramos no mercado podem manchar ou danificar o estofado. Portanto, faça testes em uma pequena área do sofá antes de tentar remover qualquer tipo de mancha", orienta.

Limpeza profissional
Mais do que estética, a limpeza e a higienização do estofado são importantes para evitar problemas de saúde. É hora de procurar por uma empresa especializada no serviço quando a sujeira começa a incomodar. "Os sinais são bem claros: coceira e lacrimejamento nos olhos, nariz entupido, sensação de peito cheio e sintomas na pele, como coceira e eczema", lista Raí.
Métodos específicos
É importante lembrar que cada sofá possui uma técnica de limpeza e produtos específicos a serem utilizados. Linho, camurça e veludo, que são tecidos delicados, seguem praticamente o mesmo processo de higienização por extração. "Porém, no linho, precisamos neutralizar muito bem qualquer produto utilizado no estofado para evitar amarelamento ou enfraquecimento do tecido."
Já a limpeza do couro, segundo o especialista, requer técnicas bem diferentes da limpeza do tecido e um dos diferenciais é a hidratação no final. "Por isso, é muito importante a contratação de uma empresa qualificada para a limpeza dos estofados, que saiba quais técnicas e produtos usar na limpeza", completa.
Share on Google Plus

About Criativo Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário