Um dos bens mais importantes é o nosso carro, mas para que ele nos auxilie no dia a dia da forma devida, é preciso estar atento a alguns itens de manutenção.
Não se trata apenas dos cuidados ao abastecer, para evitar que combustíveis adulterados prejudiquem o motor; ao guardar o veículo, preferindo vagas na sombra e em locais seguros; ou ao lavar, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel. Embora esses sejam os cuidados mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente.
Veja, a seguir, como cuidar do seu carro todo mês para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.
Freios
Aqui, o importante é dar uma checada, mensalmente, no líquido de freio. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar ou no próprio encanamento, o que exige reparação ou substituição de peças.
Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.
Correias do motor
Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente.
Fique de olho para conferir se não houve diminuição nas espessuras e surgimento rachaduras. Caso exista alguma avaria do tipo, substitua as correias imediatamente.
Pneus
Mais uma vez, no caso dos pneus a principal preocupação é com o desgaste:
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observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
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se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado;
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e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
Além disso, não deixe também de tomar esses cuidados com o estepe, lembrando-se que a pressão recomendada para ele costuma ser maior.
observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado;
e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
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