Secretaria de Segurança Pública informa que nesta sexta-feira (09/06), serão beneficiados 876 presos com o "saidão de festa junina", entre eles estão 42 mulheres. A medida contempla internos que cumprem regime semiaberto, que já tenha saído em outras datas comemorativas e tenha "boa conduta".
Esse "saidão" é o terceiro autorizado pela justiça esse ano e os presos serão liberados às 7h de sexta (09) e a volta permitida é até as 10h de segunda (12), quem não cumprir o horário será considerado foragido da justiça e pode perder o direito do semiaberto e responder por inquérito disciplinar.
A autorização foi liberada pela Vara de Execuções Penais (VEP), que estabeleceu para este ano de 2017, dez oportunidades de saidão para os presos. De acordo com a secretaria essa decisão está de acordo com as regras da Lei de Execução Penal, que autoriza 35 dias ao todo de saidão ao longo do ano.
As regras estão na portaria nº 1 de 2017 da VEP, e o cronograma foi criado pela juíza Leila Cury desde de março deste ano e nem todas as datas são em dias festivos como o dia 7 e 10 de julho. Na Páscoa, oito detentos não retornaram e apenas dois deles foram recapturados e no Dia das Mães, 12 não voltaram e destes, apenas dois foram recapturados.
Os detentos que saírem devem ter bom comportamento, não circular na rua após às 18h e nem ingerir bebida alcoólica ou frequentar bares. Também poderão receber visitas surpresas dos agentes do sistema penitenciário.
Eduarda Fernandes


0 comentários:
Postar um comentário