Sacolas plásticas em estabelecimentos, uma cultura que deve ser mudada

No fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho nos supermercados e símbolo de status entre as donas de casa. Hoje, elas passaram de símbolos da modernidade para vilãs da natureza.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de um milhão de sacolas plásticas são usadas por hora em todo o Brasil. O consumismo e o descarte incorreto do material provoca danos ao meio ambiente e aos animais. O ambientalista Antônio Freitas diz que as sacolas plásticas chegam a locais distantes considerados paraísos ecológicos, prejudicando a fauna e a flora.

“O descarte dessas sacolas prejudica a fauna e a flora, pois podem chegar a locais distantes, como paraísos ecológicos, devemos substituí-las por outras ecológicas”, conta o ambientalista

Apesar dos problemas que elas trazem a natureza, muitas pessoas não abrem mão do uso das sacolas plásticas e dizem que elas são bastante úteis no dia a dia e que tem várias utilidades, como carregar compras e armazenar o lixo.

A comerciante Francisca Souza conta que o uso de sacolas plásticas é fundamental para as vendas, pois os clientes optam por elas. “Não posso me desfazer das sacolas plásticas, pois os clientes reclamam muito”, diz a comerciante.

O governo federal já lançou no Brasil o programa Saco é um Saco. A iniciativa é evitar o consumo de cerca de 600 milhões de sacolas em um ano.  Em algumas cidades as sacolas já foram substituídas por uma mais ecológica. A maioria dos supermercados em Belo Horizonte e São Paulo, já tiveram que se adaptar a lei 9529/08, que determina a substituição de sacolas plásticas convencionais, por produtos ecológicos nos estabelecimentos.

O estudante Luan Ribeiro diz, que evita levar sacolas plásticas para casa substituido-as por uma de pano ou por caixas de papelão. “Sempre que vou ao supermercado levo minha sacola ecológica, mas quando eu esqueço eu pego caixa de papelão que estão nos supermercados”, diz.

De acordo com ambientalista Antônio Freitas a maioria dos consumidores não sabem que as sacolas plásticas ocasionam danos ao meio ambiente. E diz que o ponto fundamental é que além das campanhas educativas é preciso haver uma mudança no comportamento das pessoas, tendo uma colaboração mútua entre as empresas, consumidores e o governo.


Eduarda Fernandes


About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário