Logo do HTML Dog

Confira a Agenda Cultural para esse fim de semana em Samambaia


Este fim de semana Samambaia está recheada de apresentações culturais e sessões de cinema gratuito. Uma boa alternativa para quem gosta de qualidade e também de se divertir sem gastar nada. Aproveite o que a cidade tem de melhor e confira abaixo:


Espetáculo Chegada do Mamulengo no Reino do Cavalo Mario 

Grupo Mamulengo Presepada estreia amanhã (20/05) em Samambaia, a partir das 20h e domingo (21) às 17h, no Espaço  Imaginário, com entrada gratuita. A equipe que já está atuando há 35 anos, irá apresentar o espetáculo inédito que se chama: "A Chegada do Mamulengo no Reino do Cavalo Marinho".

O projeto é resultado de uma pesquisa sobre relações de identidade entre o Mamulengo e o Cavalo Marinho, dois brinquedos teatrais da Zona da Mata de Pernambuco, ambos são expressões culturais registrados como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O estudo concentrou nos festejos do Cavalo Marinho, durante o ciclo natalino em Pernambuco, foram dois dias de festa em Olinda e duas semanas de celebração e vivência na Zona da Mata, onde no período de festa de Santos Reis os grupos brincam de Cavalo Marinho.

Agora em Brasília, o grupo se juntou com Mestre Aguinaldo Silva, do grupo Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Condado (PE) e brincantes convidados para uma troca de aprendizados sobre danças, música, bordado e a encenação do Cavalo Marinho.

Com a pesquisa nasceu uma exposição fotográfica com algumas das mais de 70 figuras do Cavalo-Marinho e uma crônica sobre a pesquisa. O espetáculo conta com seis músicos musicistas, dois atores e atrizes, também dançarinos e dois mamulengos.

A direção geral da apresentação é de Chico Simões, com direção musical de Daniel Carvalho e reforço do mamulengo Aguinaldo Algodão. Também na composição musical está Kika Brandão, Marcelo Manzatti, Flávia Felipe, Gilson Alencar e Nega Layza. Como atores estará, Marília de Abreu e Joaley Almeida.

“Alguns personagens do Mamulengo parecem ter saído diretamente do Cavalo Marinho para a tolda, como Mané Gostoso, Capitão João Redondo, Caroca, Catirina, Palhaço da Vitória, Jaraguá, a Morte e o Boi. Os músicos, sobretudo o “banco” do mamulengo de Mestre Zé de Vina, tocam “Baiano”, a mesma música e os mesmos instrumentos do Cavalo-Marinho. Ou seja, não estamos pisando um chão totalmente desconhecido, mas, mesmo assim, pisamos devagarinho e pedindo licença”, comenta Chico Simões, mestre do Mamulengo Presepada e diretor geral da pesquisa.

Serviços:
Local: Imaginário Cultural
End.: QS 103, Conjunto 5 – Samambaia Sul
Dias/horário: 20 de maio (sábado) – 20h
21 de maio (domingo) – 17h



Cinema gratuito hoje e amanhã 

O programa "Cinema é para Você, Sim!",  está hoje (19/05) na cidade e o último dia será amanhã (20/05). Para quem gosta de um programa diferente e de qualidade, basta comparecer na Praça do Cidadão em Samambaia Sul. A sessão acontece dentro de uma carreta, com capacidade para 80 pessoas e com adaptação para portadores de necessidades especiais. 

Os ingressos são distribuídos de forma gratuita, além de ser servido pipocas e refrigerantes para todos que irão assistir ao filme. Esse projeto é realizado pela Caixa e leva cinema, cultura, arte e alegria para as famílias em mais de 35 cidades da região Centro-Oeste, será 180 dias de viagem e mais de 12.000 km a serem percorridos.


Serviços:
Data: 19 a 21 de Maio de 2017
Hora: Sessões sempre às 08h, 10h, 14h, 16h e 19h
Local: Praça do Cidadão, Quadra 519 – Samambaia Sul
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos, refrigerante e pipoca: Gratuitos






Eduarda Fernandes




.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário