Festival de Teatro Verônica Moreno chega à 3ª edição em Samambaia


 

A partir deste sábado (11), Samambaia, região administrativa do Distrito Federal (DF) se torna epicentro de um intercâmbio artístico com o início do III Festival de Teatro Verônica Moreno. O evento, que segue até o próximo domingo (19), oferece uma programação gratuita no Cineteatro Verônica Moreno, localizado no Complexo Cultural Samambaia.

A iniciativa se consolida como um espaço de resistência cultural, celebrando a diversidade e promovendo o acesso à arte fora da região do Plano Piloto. O festival é uma homenagem à trajetória de Verônica Moreno, artista referência nas artes cênicas e inspiração para diversas gerações locais.

A proposta vai além do entretenimento, apostando no chamado “teatro da transformação”, em que a cena dialoga com as realidades sociais da periferia.

A abertura ocorre neste sábado (11), às 19h30, com a entrega do Troféu Verônica Moreno à artista Madelon Cabral. Na mesma noite, será exibido o curta Verônica Moreno e o Teatro da Transformação, seguido da exposição Cristo Negro – Memória e Resistência e da discotecagem do DJ Umiranda.

A descentralização da arte é um dos pilares desta edição, que reúne grupos do Distrito Federal, São Paulo, Ceará e Bahia. O intercâmbio fortalece a produção cultural independente e amplia o acesso do público de Samambaia a obras que raramente chegam ao circuito comercial.

O protagonismo feminino ganha destaque na curadoria dos espetáculos e nas atividades formativas. Obras como Cemitério das Mulheres Vivas e Ridícula Show trazem reflexões sobre gênero e identidade. Reforçando esse eixo, a oficina Entre corpos, gritos e silêncios: vozes do feminino em cena, ministrada por Claudia Benedetti, será voltada para mulheres e mulheres trans.

A programação também contempla o teatro popular com Janeiros, do grupo Carroça de Mamulengos, além de atrações infantis como Achadouros – Teatro para Bebês e o espetáculo circense O Circo dos Irmãos Saúde. Clássicos também ganham releituras contemporâneas, como em Outro Lear, do grupo Da Margem, que dialoga com temas atuais como poder e envelhecimento.

A música complementa a programação com apresentações do rapper RAPadura, do grupo Donas do Dom e da artista Merceditas com o Grupo Accordi. As ações formativas continuam no sábado (18), com a oficina Introdução às Máscaras Teatrais, ministrada pelo coletivo Travessias Escénicas.

O festival também se estende para escolas públicas da Ceilândia e do Sol Nascente entre os dias 22 e 24 de abril, reforçando a formação de plateia em territórios periféricos.

Serviço

III Festival de Teatro Verônica Moreno 

Data: 11 a 19 de abril

Local: Cineteatro Verônica Moreno – Complexo Cultural Samambaia 

Entrada: Gratuita 

Programação completa está disponível na página do Festival

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário