As inscrições para a 23ª edição da Paixão do Cristo Negro no Complexo Cultural de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, vão até a próxima sexta-feira (16). O espetáculo teatral e cultural gratuito mistura arte, fé e questionamentos sociais por meio do teatro e da dança. Promovido pelo Ponto de Cultura Paixão do Cristo Negro, o projeto oferece oficinas gratuitas de formação artística aos finais de semana, com a primeira aula marcada para sábado (17), às 14h.
O tradicional espetáculo Paixão do Cristo Negro se firmou ao longo de mais de duas décadas como uma das principais manifestações culturais e religiosas da cidade de Samambaia, atraindo milhares de moradores e visitantes para a encenação da Via-Sacra na Sexta-feira da Paixão.
A apresentação, inspirada na narrativa bíblica da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, se destaca por envolver grande participação comunitária e reflexões sobre temas sociais.
Além de sua dimensão espiritual, a Paixão do Cristo Negro é considerada o segundo maior espetáculo teatral a céu aberto do Distrito Federal, mobilizando centenas de artistas, técnicos e voluntários, e reunindo um público significativo em toda a região.
Um dos diferenciais do espetáculo é a representação de Jesus Cristo a partir de sua origem histórica e étnica, coerente com estudos acadêmicos que indicam que Jesus era um homem judeu da região do Oriente Médio, com traços semitas e pele escura. A escolha dialoga com a proposta do grupo de aproximar a narrativa bíblica de uma leitura mais fiel ao contexto histórico e, ao mesmo tempo, fortalecer a identificação da comunidade com a encenação, ampliando reflexões sobre fé, identidade e pertencimento.
Ao longo dos anos, a encenação também passou a incorporar elementos que remetem à realidade social brasileira, como debates sobre desigualdade, violência e exclusão social, ampliando seu impacto cultural e político para além da representação litúrgica tradicional.
Como participar
As oficinas gratuitas de teatro e dança, oferecidas aos sábados e domingos, são preparatórias para quem deseja participar do espetáculo e representam uma oportunidade de formação artística e engajamento comunitário. A atividade gratuita é aberta a moradores de todas as idades e níveis de experiência, incentivando a participação popular na construção artística.
Organizadores e apoiadores reforçam o convite à população de Samambaia e de outras regiões para se inscreverem e fazerem parte dessa expressão cultural que tem como objetivo fortalecer a identidade local, gerar pertencimento e celebrar a arte como instrumento de transformação social.
Serviço
Oficinas de formação artística para encenação da Paixão do Cristo Negro
Inscrições: até 16 de janeiro (neste link)
Local: Complexo Cultural de Samambaia (DF)
Horários: sábados, das 14h às 18h; domingos, das 8h às 12h
Primeira oficina: 17 de janeiro, às 14h
Mais informações no Instagram do projeto (neste link)

0 comentários:
Postar um comentário