A Fifa sorteou, nesta sexta-feira (5/12), os grupos da Copa do Mundo de 2026. O torneio acontece entre os dias 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México. Samir Xaud, presidente da CBF, e Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, acompanham o evento no local. O Brasil está na chave C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia da Seleção será no dia 13 de junho, em Boston ou Nova Jérsei, contra os marroquinos.
Confira os grupos:
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Playoff “D” Europa (Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchéquia ou Irlanda)
Grupo B: Canadá, Playoff “A” Europa (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Suíça e Catar
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Playoff “C” Europa (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Playoff “B” Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Playoff “2” Mundial (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Playoff “1” Mundial (Nova Caledônia, Jamaica e República Democrática do Congo) Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Tom Brady, Aaron Judge, Shaquille O’Neal e Wayne Gretzky são os responsáveis por retirar as bolinhas. Os países-sede, México, Canadá e EUA foram os primeiros sorteados, como cabeças de chave dos Grupos A, B e D, respectivamente.
Donald Trump, presidente dos EUA, Claudia Sheinbaum, do México, e Mark Carney, do Canadá, subiram ao palco para sortear as chaves das suas respectivas nações em cerimônia especial.
Cerimônia
No início da cerimônia no Kennedy Center, o mandatário da Fifa, Gianni Infantino, falou sobre o evento e celebrou a realização da Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá, após apresentações musicais de Andrea Bocelli, Robbie Williams e Nicole Scherzinger.
“Só para sentir a vibe da Copa do Mundo, mais de 6 bilhões de pessoas assistirão a Copa do Mundo espalhadas pelo mundo inteiro. É como se fosse 104 Super Bowls em um mês”, declarou o presidente.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanha o sorteio ao vivo no Kennedy Center, em Washington. Durante a cerimônia, o chefe de estado foi homenageado e recebeu o novo prêmio da Paz da Fifa, entregue por Infantino.

0 comentários:
Postar um comentário