Depois de mais de 30 anos funcionando em instalações provisórias, a comunidade escolar da Escola Classe (EC) 425 de Samambaia recebeu, nesta quarta-feira (29), o novo prédio totalmente reconstruído por este Governo do Distrito Federal (GDF). Com investimento de cerca de R$ 14 milhões, a unidade agora dispõe de estrutura moderna, acessível e equipada para atender aproximadamente 700 estudantes de 4 a 11 anos da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha lembrou do período em que a escola precisou ser reconstruída para melhor acolher os alunos da rede. “Quando nós recebemos o governo, havia uma decisão judicial mandando derrubar as três escolas de lata em Samambaia. Essa aqui já está construída, a segunda também já foi demolida e está em obras, e a terceira começa em breve. Com isso, a gente dá à população de Samambaia aquilo que ela mais precisa, que é qualidade para criar os seus filhos, para poder ter os seus empregos", destacou o governador, que acrescentou ter acompanhado o início dos trabalhos na EC 425: "Eu estive aqui na demolição e ver o que está sendo feito hoje é uma das coisas que traz mais realização para um administrador público".
As obras foram coordenadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e agora o novo espaço conta com uma área total construída de 4.464,82 m², para oferecer mais conforto e qualidade no ensino das crianças. São 18 salas de aula, laboratórios de informática e artes, biblioteca, auditório, refeitório, cozinha, depósito, área de recreação, parquinho e sanitários. A escola conta ainda com 30 vagas de estacionamento e uma quadra coberta de 768 m².
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, há outras instituições de ensino de Samambaia que receberão investimentos para a manutenção das estruturas. “A decisão judicial para demolir é para essa e outras duas escolas, a 415 e a 410, justamente porque eram espaços insalubres. Uma dessas já está em obras, a outra vai começar em breve e hoje entregamos essa belíssima Escola Classe para atender Samambaia, que conta com instituições de ensino de excelência para atender os nossos estudantes da rede pública de ensino”, defendeu a chefe da pasta.
De acordo com a diretora da EC 425, Liliene Aparecida de Souza, a reconstrução é a concretização de um sonho aguardado por décadas. “A nossa escola era provisória há mais de 30 anos. A rede elétrica era antiga, já tivemos curto-circuitos em dias de chuva e muitos problemas estruturais. Hoje temos uma escola moderna, ampla, com laboratórios, estacionamento e espaço para todas as atividades. Isso tudo hoje é uma realidade para nós”, celebrou.


0 comentários:
Postar um comentário