O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) instaurou, nesta sexta-feira (29/8), procedimento de investigação cr1minal para apurar denúncias de negligência contra gestantes supostamente registradas no Hospital Regional de Samambaia (HRSam).
Segundo a 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida), o hospital estaria descumprindo a obrigatoriedade de acolhimento, a classificação de risco e o atendimento de todas as gestantes no primeiro serviço de emergência gineco-obstétrica.
Conforme relatos que chegaram ao MPDFT, servidores da unidade de saúde, ainda não identificados, foram orientados a dispensar as gestantes classificadas como prioridade amarela e verde, determinando que buscassem atendimento em outros lugares. Apenas pacientes com classificação vermelha estariam sendo atendidas no hospital.
Devido a isso, pelo menos três ób1tos de bebês foram registrados em quatro dias – entre 31 de julho e 3 de agosto deste ano. Os casos estariam relacionados à recusa de atendimento.
0 comentários:
Postar um comentário