Estudantes de Samambaia conhecem trabalho e inovações tecnológicas do TJDFT


 

Trinta e oito alunos da escola CCI de Samambaia visitaram o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nesta sexta-feira, 13/6. O contato com a Corte faz parte do  programa Conhecendo a Justiça do DF, que tem o objetivo de aproximar o Judiciário dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública e particular do DF. Eles conheceram parte da estrutura do TJDFT e puderam conversar com magistrados, entre eles, o presidente do Tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, que os recepcionou.

O presidente do TJDFT explicou aos estudantes o trabalho do Poder Judiciário brasileiro de forma acessível. “De forma simplificada, a Justiça procura dar a cada um o que é seu. Nosso objetivo é que vocês venham, conheçam e ganhem familiaridade com ela”, disse. O desembargador Waldir Leôncio Júnior também respondeu perguntas dos alunos, como a de Alice Poeck, que quis saber se a tecnologia está mudando a forma da Justiça trabalhar. O magistrado esclareceu que aprimorar sistemas e serviços digitais, inclusive com uso de soluções de Inteligência Artificial (IA), é uma prioridade da atual gestão para impulsionar a eficiência e a qualidade da Justiça, por meio do Programa de Transformação Digital (PTD). 

Com a ajuda da juíza do TJDFT Keila Alencar, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Sobradinho, os alunos conheceram o Tribunal do Júri e participaram de audiência simulada para vivenciar os papeis dos atores que integram os julgamentos. Os visitantes foram apresentados ainda ao trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Aurora, em dinâmica de criação de jogo para combater o cyberbullying, com ajuda da técnica de design thinking.  

A visita foi aprovada por alunos e professores. “Eu amei muito ter essa experiência. Eu acho que é um prazer eu ter vindo aqui”, contou a aluna da escola CCI, Isadora Alves. “O conhecimento da Justiça é importante porque eles levam para vida. Eles acabam levando o que aprenderam pra escola, para o dia a dia na resolução de conflitos”, compartilhou a coordenadora da instituição, Flávia Kenany.

O programa Conhecendo a Justiça do DF é dividido em dois eixos. No primeiro, os alunos vem ao Tribunal; no segundo, magistrado(as) vão à escola para dar continuidade ao aprendizado adquirido na visita ao TJDFT. A iniciativa é fruto da parceria entre o Tribunal, por intermédio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF).

Para participar, é necessário agendar a visita. Diretores, supervisores, coordenadores e professores podem realizar a inscrição neste formulário.

Acesse aqui mais informações sobre o programa Conhecendo a Justiça do DF.

 Fotos: Ivori Gralha

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário