A Perseverança e Fé do padre de Samambaia contra a luta do câncer




 A rotina de padre Lucas Gonçalves, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, em Samambaia (DF), segue intensa, apesar do diagnóstico de linfoma de Hodgkin — um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Diretor espiritual do Hallel de Brasília e figura próxima da juventude católica da cidade, ele divide o tempo entre a administração paroquial, celebrações religiosas e viagens para tratamento médico em Goiânia e São Paulo.

O tratamento, no entanto, é oneroso. Entre passagens, internações e medicamentos, os custos superam o orçamento pessoal. Para viabilizar a continuidade da assistência médica, fiéis e amigos organizam ações solidárias em todo o Distrito Federal. Entre rifas, almoços beneficentes e doações diretas, a mobilização tem garantido parte das despesas.

Ordenado sacerdote em Brasília, padre Lucas tem forte ligação com a comunidade local. Devoto de Santa Rita de Cássia — padroeira das causas impossíveis — e de São José, padre Lucas celebra há anos a missa mensal em honra à santa, sempre no dia 22. A data remete ao 22 de maio, dia litúrgico da santa, e atrai fiéis de diversas regiões. As celebrações, marcadas por momentos de espiritualidade, adoração ao Santíssimo e testemunhos de cura, lotam não só a igreja, mas também o estacionamento da paróquia.

Para muitos, a presença constante do padre Lucas é, por si só, um testemunho de fé. Ele sabe que a luta continua, mas encara cada dia como uma oportunidade de servir. “Aconteceram muitas coisas boas na minha vida nesses últimos anos. Pessoas estenderam a mão, me sustentam em tudo. Isso é uma grande alegria”, diz.

Os altos custos do tratamento têm sido bancados pelas diversas ações desenvolvidas por uma comunidade solidária, se estendendo por todo o DF e a outros estados. Entre rifas e leilões, doações e todo tipo de evento gastronômico – como churrascos, macarronadas, tardes e pastel e outros temas criados pelos apoiadores –, até agora, os custos têm sido cobertos com sacrifício e força de vontade especialmente pelos moradores de Samambaia, que se desdobram para colaborar. 

É possível colaborar para o tratamento do padre Lucas no link – Campanha pelo tratamento do Pe. Lucas dos meses de Abril a Junho.

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário