Na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) publicou o Relatório de Administração referente ao balanço de 2024. O destaque está nas assinaturas de novos contratos, início de obras e ações importantes que beneficiam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da população do Distrito Federal.
A expansão da linha do metrô nos trechos de Ceilândia e de Samambaia, os avanços na manutenção e a modernização do sistema repercutiram no índice de satisfação do usuário, que alcançou o patamar de 84% no ano passado.
“Isso para nós é muito importante, visto que estamos sempre trabalhando para otimizar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, afirma Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF.
Entre as ações, foram implantados os canteiros de obras para a expansão do trecho Samambaia, além de já terem sido entregues, entre outros, os projetos executivos de energia, de rede de alimentação, de aterramento, das bacias de detenção/acumulação e o projeto executivo da Subestação Retificadora 63 e da Estação 35, que será construída nas proximidades da unidade de pronto atendimento (UPA) e do Centro Olímpico da cidade.
O projeto prevê o prolongamento da rede metroviária atual em, aproximadamente, 3,5 km na Região Administrativa de Samambaia. As obras incluem duas novas estações de passageiros – cada uma com 7 mil m² de área construída – , três viadutos, quatro passarelas de pedestres e uma subestação retificadora de energia e sistema viário.
Já a expansão do trecho de Ceilândia prevê a extensão de 2,3 km da via permanente. No percurso serão construídas duas novas estações, com 5,7 mil m² de área cada uma, e nove viadutos. O processo licitatório está em fase final de revisão, junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Mais conforto para a comunidade
108.952
Número de viagens dos trens do metrô registradas em 2024
O balanço mostra que, em 2024, o Metrô-DF transportou cerca de 42,4 milhões de pessoas, o que corresponde a, aproximadamente, 3,54 milhões de usuários por mês. Ao todo, foram realizadas 108.952 viagens no ano passado.
Com o objetivo de oferecer uma experiência de qualidade a todo esse público, a companhia modernizou o sistema de bilhetagem, substituiu todos os equipamentos de venda e treinou todos os operadores. O software usado na bilhetagem também foi otimizado, reduzindo as falhas e melhorando o processo de venda. O resultado é o menor tempo para atendimento, menos filas, maior confiabilidade de dados e mais conforto para o usuário.
Ainda em 2024, foi finalizada a expansão programada do parque tecnológico de validadores e de equipamentos de venda, o que possibilitou a integração dos modais metrô e ônibus. Atualmente, são 110 bloqueios de entrada nas estações operacionais com validadores modernos e 67 pontos de venda de créditos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).
Cuidado com a natureza
Com intuito de reforçar o compromisso da empresa em melhorar a vida das pessoas e de cuidar do meio ambiente, o Metrô-DF desenvolveu, ao longo do ano passado, uma série de ações relacionadas à sustentabilidade social e ambiental.
Nove delas foram certificadas com o Selo Social, concedido pelo Instituto Selo Social para reconhecer organizações que geram impactos positivos na comunidade, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além dos programas contínuos, como o Educação nos Trilhos – que apresenta o funcionamento do sistema metroviário aos estudantes do DF –, do recolhimento de lixo eletrônico e de visitas técnicas com alunos do ensino médio e técnico, o Metrô-DF também promoveu exposições, campanhas e eventos sobre temas como cultura, saúde e educação.
*Com informações do Metrô-DF
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