Confira o que abre e o que fecha no DF durante o feriado de Carnaval




 O Carnaval oficial do Distrito Federal está prestes a começar. Este ano a folia será celebrada entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça-feira) de março. Com isso, diversos serviços públicos terão os horários de atendimento alterados. Pela primeira vez, o transporte público vai operar o sistema especial do programa Vai de Graça, que permitirá a gratuidade nos ônibus e no Metrô-DF nos quatro dias de festa. Outra novidade será o funcionamento do Eixão do Lazer por três dias seguidos. Confira o que abre e o que fecha na capital durante os dias do feriadão!

Transporte público

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que a frota vai circular em esquema especial. Serão pelo menos 90 ônibus a mais por dia com viagens extras para atender à demanda de passageiros.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai estender o período de funcionamento de sábado até terça-feira. Sábado, segunda e terça-feira, das 5h30 à 1h; e no domingo, das 7h à 1h.

Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após este horário, entre 23h30 e 1h, apenas a estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais só ficarão abertas para desembarque.

O programa Vai de Graça começa a funcionar neste feriado liberando a gratuidade para ônibus e metrô. A iniciativa começa a valer a partir da meia-noite do sábado de Carnaval (1º), se estendendo até as 23h59 de terça-feira (4). Os veículos estarão com as portas abertas para os passageiros durante todo o feriado.

Trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que o Eixão do Lazer funcionará normalmente, das 6h às 18h, no domingo, na segunda e na terça-feira, em função do feriado de Carnaval. Nesses dias e horários, o Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002) ficará fechado para os veículos e aberto para os pedestres.

As operações de fluidez nas rodovias distritais, Estrada Parque Ceilândia (DF-095), DF-001 (entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul), BR-070 e Barragem do Paranoá (período vespertino) não serão realizadas na terça-feira. Já na segunda e na quarta-feira serão feitas as operações de fluidez.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que não haverá atendimento nos postos nos dias 3 e 4, que foram definidos como ponto facultativo segundo o Decreto nº 46.716/2025. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (5), às 14h. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente, todos os dias da semana.

Segurança

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. As corporações podem ser acionadas a qualquer momento pelos números 190 e 193, respectivamente.

Todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estarão operando normalmente durante o feriado de Carnaval, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão. As Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas, oferecendo suporte especializado.

Durante o feriado, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil vai atuar em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou um esquema especial para o Carnaval.

Samu: O Serviço de Atendimento Móvel terá ambulâncias e motolâncias posicionadas em pontos estratégicos da Esplanada dos Ministérios, para prestar suporte direto aos blocos carnavalescos. O teleatendimento pelo 192 será mantido com médicos reguladores fazendo a triagem dos casos, fornecendo orientações ou acionando equipes móveis para assistência no local.

Atendimento emergencial: O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será o local indicado para a assistência em casos de clínica médica, cirurgia geral, queimados e emergência em odontologia. O Hospital de Base (HBDF) atenderá ocorrências de politraumas e traumas cranioencefálicos. Apesar dos pontos centrais, todos os outros hospitais irão funcionar 24h, com portas abertas para urgências e emergências. Além disso, o Distrito Federal conta com a atuação de 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também com funcionamento 24h.

Centros de Atenção Psicossocial: As unidades Caps III Samambaia, Caps AD Ceilândia, Caps AD Samambaia e Caps AD Brasília estarão abertas 24 horas. Para atendimentos emergenciais em psiquiatria, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o HBDF.

Vacinação: Quem quiser atualizar o cartão de vacinação durante o Carnaval, pode procurar as salas de vacina de UBSs que funcionam aos sábados, que estarão abertas com imunizantes do calendário de rotina, dengue e covid-19. A lista dos pontos que realizam a vacinação nesse dia está disponível no site da SES-DF. As demais salas voltam a funcionar normalmente na quarta (5), a partir das 14h.


About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário