Semana terá chuvas e queda na temperatura

 



A previsão do tempo para o Distrito Federal indica que as chuvas devem continuar ao longo das próximas semanas. Nesta segunda-feira (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a capital federal, que indica perigo devido às chuvas intensas que podem atingir a região. O céu permanece cheio de nuvens que cruzam também outros locais do Brasil, como Norte, Sul e Sudeste.

Segundo o Inmet, as pancadas de chuvas e trovoadas isoladas devem ocorrer no DF durante toda a semana. Apesar do sol aparecer por alguns intervalos, o tempo deve ficar nublado. Para este período chuvoso, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que a população não se coloque em risco e evite, se possível, sair de casa durante tempestades. Em caso de raios, o ideal é procurar abrigo em locais fechados.

Nesta segunda, a temperatura máxima foi de 28ºC e a mínima de 20ºC. Para o restante da semana, a tendência é de queda na temperatura, com máxima de 26ºC e mínima de 19ºC entre hoje (29) e amanhã (30). Na quinta-feira (31), o dia será mais fresco, com máxima de 24ºC e mínima de 17ºC. A umidade relativa do ar fica entre 55% e 95%, aliviando a sensação de ressecamento vivida pelos brasilienses por meses.

“Agora consigo respirar melhor, bem melhor do que estava na época da seca, mas mesmo assim, também fico apreensiva com a chuva que tem caído. Aqui onde moro, tem chuviscado e chovido forte nos últimos dias. Minha rua ficou quase alagada e galhos caíram das árvores. O clima anda muito extremo e a infraestrutura das cidades ainda não é suficiente”, comentou a estudante Laís Carvalho, 27, moradora de Taguatinga.

Ao Jornal de Brasília, a meteorologista da Climatempo, Andrea Ramos explicou que o clima em Brasília se dá devido a um canal de umidade que favorece o tempo com nebulosidade e chuva, típico da primavera. Mesmo com a queda da temperatura, o clima não será de frio. “Geralmente o frio é no inverno e nós já passamos por ele. Agora teremos um grande volume de chuvas fracas, moderadas e fortes”, destacou.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas também demandam outros cuidados da população dentro e fora de casa. Para evitar desabamentos e quedas de árvores, por exemplo, é preciso limpar os telhados, desobstruir calhas e podar árvores com risco de cair. Ao longo do ano, é aconselhável reforçar muros e paredes, além de ficar atento à drenagem dos terrenos, como uma forma de redução de danos.

Fora de casa, as pessoas devem evitar atravessar enxurradas ou áreas alagadas, pois há o risco de ser carregado por conta da força da água. No trânsito, é essencial manter distância do veículo da frente e evitar freadas ou mudanças bruscas de direção. Se houver pouca visibilidade e neblina, é recomendado que o motorista pare em um lugar seguro e ligue o pisca alerta.



Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário