Previsão de pouca chance de chuva para Samambaia no final de semana



Os próximos dias serão marcados por altas temperaturas e baixa umidade do ar em Samambaia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor pode chegar a 35°C, com umidade relativa do ar em torno de 15%. O órgão emitiu alerta laranja para a região, indicando que a umidade pode cair ainda mais, agravando os riscos à saúde e aumentando o perigo de queimadas. Apesar de um leve sinal de mudança no tempo, a possibilidade de chuva é extremamente pequena e, se ocorrer, será muito localizada.

O Inmet informa uma possibilidade mínima de chuva em áreas isoladas do DF durante o final de semana, devido ao calor intenso, qualquer chuva que ocorra pode vir acompanhada de ventos fortes ou até granizo, como a que ocorreu no dia 18 de setembro, em Águas Lindas. A previsão é de que as chuvas regulares só comecem a partir da segunda quinzena de outubro e mais constantes em novembro, época característica de chuvas intensas.

Balanço das queimadas

O Distrito Federal registra números alarmantes de queimadas em 2024. Até o final de setembro, foram contabilizados 7.265 focos de incêndio, ultrapassando o total de 2023, quando ocorreram 7.263 queimadas ao longo do ano. A área devastada pelo fogo também cresceu: só em setembro, mais de 8.437 hectares de vegetação foram destruídos, elevando a área total queimada em 2024 para mais de 19 mil hectares.

Os meses de julho, agosto e setembro, que correspondem ao auge da seca no DF, foram os mais críticos em ambos os anos. Em 2023, agosto registrou o maior número de ocorrências, com 1.627 focos de incêndio e 3.624 hectares queimados. Já em 2024, o cenário foi ainda mais alarmante: em agosto, houve 2.065 incêndios, e a área devastada foi de 5.005 hectares.

Em setembro de 2024, até o dia 24, os dados também chamam atenção: foram 2.353 focos de incêndio, afetando uma área de 8.437 hectares. Em comparação, setembro de 2023 contabilizou 1.383 incêndios, com 1.421 hectares destruídos.


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário