O Distrito Federal vem sofrendo com uma estiagem que completa 148 dias sem chuva nesta quarta-feira (18), ultrapassando 2004, quando o quadradinho ficou 147 dias na seca.
Esse é o maior período de estiagem da capital federal desde 1963, quando se registrou 163 dias sem chuva. Brasília precisaria, portanto, de mais 15 dias para alcançar a maior seca de sua história.
Porém, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que as chuvas retornem a partir do dia 25 deste mês de setembro. Segundo essa expectativa, Brasília chegará a 154 dias de estiagem.
Há vários dias os brasilienses vêm sendo acometidos por uma umidade de 20 a 12%, que faz o INMET acionar o alerta laranja, que chama atenção para o risco à saúde humana e também uma probabilidade maior de incêndios.
O calor também tem sido forte no DF e no dia de ontem (17) foi registrada a temperatura mais quente do ano de 2024, com 33,2º C. Com temperatura elevada, umidade baixa e número elevado de incêndios, se recomenda a manutenção dos cuidados, como evitar exposição ao sol na parte da tarde, hidratação, dentre outros cuidados necessários.
FONTE: JORNAL DE BRASILIA
0 comentários:
Postar um comentário